Natural de Campo Grande, o cantor falou sobre o personagem ‘Rachid’. Almir Sater na novela Renascer.
Reprodução
Tirar um personagem do papel não é tarefa fácil para os atores e atrizes. Buscar inspirações, laboratórios e entender as histórias fazem parte do processo de preparação. No caso de “Rachid”, em “Renascer”, Almir Sater voltou às raízes sul-mato-grossense e árabes.
Na novela, o cantor e ator Almir Sater interpreta um libanês, que tem conquistado o público pelos trejeitos e sotaque bem diferenciado. O g1 foi atrás do artista para saber de onde saiu a inspiração para o papel. A resposta: os primos árabes do cantor.
“Quando eu tive a graça de receber esse papel, me inspirei nos meus parentes de Campo Grande, nossos vizinhos árabes, os imigrantes. Um pouquinho de cada um dos meus primos”, compartilha Almir Sater.
Almir Sater como “Rachid”.
Globo/Reprodução
Quanto aos bastidores da novela, a diversão é o que toma conta. “Realmente tenho me divertido muito. Um papel muito, muito interessante. Tenho gostado muito de fazer”.
Almir Sater também lembrou de Luis Carlos Arutin, ator que interpretou “Rachid”, na versão da novela em 1993. O ator do século XX morreu em 1966, três anos após o papel icônico na televisão brasileira.
“É muito prazeroso fazer o papel do Rachid, viu? Desde a primeira versão de ‘Renascer’, quando o grande Arutin fez o papel, a gente gostava de imitar um pouco o Arutin, né?”, enfatizou Almir.
Almir Sater e Gabriel Sater.
Reprodução
Na “novela das 9”, Almir tem um colega de cena muito conhecido: o próprio filho, Gabriel Sater. Assim como no remake de “Pantanal”, a dupla Sater brinca na telinha com outros personagens.
Ainda no começo do processo de caracterização, Almir deu uma entrevista ao gshow sobre o presente, como considera o personagem “Rachid”.
“Quando eu ouvi falar sobre a possibilidade de um remake de ‘Renascer’ pela primeira vez eu ainda estava gravando ‘Pantanal’. Naquela época eu já me imaginava no personagem e gostava de imitá-lo. Quando foi confirmado que teria uma nova versão da novela, o Bruno me ligou e perguntou se eu gostaria de ‘brincar de Rachid’ de novo. Fiquei muito honrado”, conta.
Para chegar ao seu Rachid de Renascer 2024, Almir Sater relembra que mudou o visual para entrar no mundo do ‘turco’ que volta à cidade e reencontra antigos amigos, como José Inocêncio (Marcos Palmeira).
“A chegada do Rachid é um momento de muita felicidade para todos, especialmente para José Inocêncio. Rachid tem leveza, bom humor, inocência, vivacidade e um sotaque carregado. Então busquei olhar para trás, lembrar dos meus parentes e meus vizinhos, que também eram imigrantes”, conta o ator.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
“