Nesta terça-feira (18) é celebrado o Dia do Orgulho Autista. O documento garante que a pessoa com transtorno do espectro autista tenha atendimento prioritário e adaptado em serviços públicos e privados. Carteira de identificação de pessoas com autismo.
Divulgação/SEDPcD
Mais de 3,5 mil pessoas já emitiram a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) no Vale do Paraíba e a região bragantina. O número foi divulgado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência a pedido do g1, nesta terça-feira (18), Dia Mundial do Orgulho Autista.
🧩 No Brasil, o Dia Mundial do Orgulho Autista é celebrado no dia 18 de junho desde 2005. A iniciativa pretende desvincular as concepções negativas erradas sobre o transtorno do espectro autista e promover a inclusão.
De acordo com a Secretaria, o número de emissões da carteirinha é contabilizado há pouco mais de um ano — desde abril de 2023, quando o documento começou a ser confeccionado. O CipTEA possui informações de identificação do usuário, contato de emergência e informações de seu representante legal (ou cuidador).
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Na região, entre as cidades com mais emissões da carteirinha estão São José dos Campos com 1.121 carteiras emitidas, Taubaté com 461, Jacareí com 388 e Atibaia, que soma 341 emissões – veja os números de todas as cidades abaixo.
Segundo o governo estadual, o intuito da carteirinha é trazer mais segurança para as pessoas atípicas, já que a carteira visa facilitar a identificação da pessoa autista e seus responsáveis, assegurando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social, por exemplo, em todo o território paulista.
💳 Como emitir a carteirinha
A emissão da CipTEA é realizada de forma digital, sem a necessidade de deslocamento dos beneficiários e/ou responsáveis ou presencialmente nos postos do Poupatempo. Atualmente, os postos de São José dos Campos e Taubaté contam com salas sensoriais para atendimento de pessoas com TEA.
Confira o passo a passo para emitir o CipTEA (online e presencialmente):
💻 Online:
Acesse o site com o login do Gov.br e clique em cadastrar novo beneficiário;
Preencha os dados pessoais e endereço da pessoa diagnosticada com TEA;
Preencha as informações do Classificação Internacional de Doenças (CID), nome e carteira do Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico, data do documento e anexe o arquivo do relatório médico em png ou jpg;
Preencha os dados do cuidador/responsável;
Leia e dê ciência ao Termo de Aceite;
Aguarde a análise e aprovação da CipTEA que poderá ocorrer em até 20 dias úteis.
🚶♀️ Presencialmente:
Consulte a disponibilidade em dos postos do Poupatempo da região;
Apresente documentos pessoais e relatório médico;
O atendente irá validar os dados, com a impressão e entrega do documento.
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