Chardonnay e Torrontés são as uvas mais famosas, mas há também Viognier e Glera. Num país como a Argentina, onde a carne é base da culinária, é quase natural que o vinho tinto seja um símbolo nacional. Ainda mais se esse vinho for elaborado com a uva Malbec que tão bem se adaptou ao terroir local.
Mas a vitivinicultura argentina vai muito além do Malbec e produz também belos vinhos brancos, frescos e aromáticos, perfeitos para o clima quente do Brasil e para acompanhar comidas mais leves, como saladas, antepastos, peixes e frutos do mar.
Dentre as brancas, a Torrontés é a uva mais icônica, pois é nativa da Argentina e é muitíssimo pouco encontrada fora do país. Ela nasceu de um cruzamento entre a Muscat de Alexandria e uma uva chilena tinta chamada País.
A Torrontés é muito frutada e aromática no nariz, com notas de limão, pêssego, melão, pera e flores como rosa e gerânio. Os rótulos elaborados nos climas mais quentes, como Mendoza, são macios em boca e apresentam aromas de pêssego e goiaba. Já em regiões mais frias, como Salta, no norte do país, predominam aromas de toranja, limão e toque salino. É perfeita com comida japonesa.
A Chardonnay também se adaptou muito bem ao terroir argentino onde é bastante difundida. Devido ao clima mais quente desenvolve notas de abacaxi e maçã golden e se presta bem ao amadurecimento em madeira. São, portanto, rótulos amadeirados e com bela cremosidade, perfeitos para acompanhar peixes assados e carnes brancas.
Em medida menor, o país tem vinhedos de outras uvas como a italiana Glera – que no Vêneto é usada para a elaboração do espumante Prosecco – e as francesas Viognier e Chenin Blanc, cujos rótulos, por nossa sorte, são encontrados no Brasil. Dão vida a rótulos deliciosos e muito versáteis na hora de acompanhar comida.
Ficou curioso para experimentar bons vinhos brancos argentinos? Confira abaixo uma seleção de rótulos de ótimo custo-benefício.
Alfredo Roca Parcelas Originales Glera
Aromas complexos e elegantes de maçã verde e pêssegos brancos. Em boca, possui boa acidez e textura sedosa. Permanece sur lie por 30 dias para maior complexidade. Excelente com peixes, frutos do mar e massas com molhos brancos.
Divulgação
Norton Reserva Chardonnay
Apresenta grande intensidade aromática, com destaque para frutas tropicais, e notas amanteigadas, de pão torrado e de fermento. Em boca, é sedoso e equilibrado. Amadureceu por 6 meses em barricas de carvalho. Acompanha massas com molhos leves, pratos à base de peixes e frutos do mar e tábua de queijos.
Divulgação
Alambrado Viognier
Apresenta aromas florais com notas frutadas. Em boca, é fresco, elegante e delicado. Ótimo para ser consumido sozinho, mas também harmoniza com ceviche, culinária japonesa e pratos à base de peixes leves.
Divulgação
Porteño Torrontés
Apresenta aromas de pêssego e abacaxi, com notas florais. Em boca, é fresco e muito equilibrado. Harmoniza com saladas verdes.
Divulgação
Norton Altura White Blend
Apresenta aromas cítricos e herbais frescos e intensos com notas de frutas brancas. Em boca, é saboroso, fresco e tem final prolongado. Amadureceu por 6 meses em concreto. Acompanha saladas, peixes e queijos brancos.
Divulgação