19 de janeiro de 2025

Violência contra idosos cresce 60% nos primeiros meses do ano em São José dos Campos; veja como denunciar

Foram 454 denúncias recebidas pelo Disque 100 entre janeiro a maio deste ano na cidade. No mesmo período do ano passado haviam sido 285. Denúncias de violência contra idosos crescem 60% em São José dos Campos
O número de idosos violentados cresceu nos primeiros cinco meses do ano em São José dos Campos.
Segundo dados do Disque 100, do Painel de Direitos Humanos, o número de ligações sobre casos de violência contra idosos cresceu 60% na cidade no período.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O aumento percentual acontece pois, de janeiro a maio do ano passado, o sistema havia contabilizado 285 denúncias de violência. Neste ano, no mesmo período, foram 454.
De acordo com o Estatuto do Idoso, são consideradas agressões os seguintes tipos de violência:
Violência Física;
Violência Psicológica;
Violência Financeira;
Violência Patrimonial;
Violência Sexual;
Discriminação;
Abandono;
Negligência.
Número de violência contra idosos cresce em São José
Reprodução/TV Vanguarda
Segundo o psicólogo Sergio Martins, a alta no número de denúncias é fruto do trabalho de conscientização do bem-estar dos idosos. Alguns comportamentos também ajudam a indicar quando o idoso está sofrendo algum tipo de violência.
“Quando a gente identifica uma alteração muito grande nesse comportamento, como isolamento, choro repentino, medo, até mesmo uma expressão de um trauma, aí a gente pode levantar aquele sinalzinho de alerta e começar a identificar o que está acontecendo”, explicou.
🚨 Como denunciar?
Qualquer tipo de violação contra idosos podem ser denunciados pelo disque 100, que funciona por qualquer tipo de aparelho telefônico. É possível, também, registrar a denúncia pelo site do Ministério dos Direitos Humanos, ou pelo aplicativo de celular. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.
O Disque 100 é o principal canal de encaminhamento de denúncias de violência contra pessoas idosas. Estas denúncias são encaminhadas às unidades de atendimento do município onde são averiguadas as situações denunciadas.
Número de violência contra idosos cresce 60% nos primeiros meses do ano em São José.
Cristian Newman/Unsplash/Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias