Presidente da Rússia e líder norte-coreano se reuniram nesta quarta-feira (19), em Pyongyang. Kim disse apoiar política russa, inclusive no conflito com a Ucrânia. Vladimir Putin é recebido por Kim Jong-un em cerimônia na Coreia do Norte, em 19 de junho de 2024
Vladimir Smirnov/Sputnik via Reuters
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que está lutando contra a hegemonia dos Estados Unidos e de países aliados durante uma reunião com o líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un. As informações são das agências de notícias russas e foram divulgadas nesta quarta-feira (19).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Putin está na Coreia do Norte, na primeira viagem dele ao país em 24 anos. Antes da reunião com Kim Jong-un, o presidente russo participou de uma cerimônia de boas-vindas que contou com a presença de militares e uma multidão de civis.
Depois da cerimônia, Kim e Putin conversaram. O presidente da Rússia agradeceu o apoio “inabalável” da Coreia do Norte à política russa, inclusive no que diz respeito à Ucrânia.
Putin disse ainda que os Estados Unidos e países aliados possuem uma política hegemônica e imperialista, que está sendo combatida por ele.
Já Kim Jong-un afirmou que as relações entre Rússia e Coreia do Sul estão entrando em um período de nova prosperidade e demonstrou a intenção de ampliar a cooperação estratégica com país.
Kim também afirmou que apoia completamente a “operação militar” na Ucrânia e reforçou o apoio “incondicional” à política russa.
Os Estados Unidos temem que a Rússia contribua para o programa nuclear e armamentista da Coreia do Norte.
Além disso, o governo norte-americano acusa a Rússia de usar armas da Coreia do Norte na Ucrânia. Tanto Moscou quanto Pyongyang negam troca de armas.
Por que aliança fortalecida entre Putin e Kim Jong-un preocupa tanto os EUA
VÍDEOS: mais assistidos do g1