Exercício simulou ataque contra navios inimigos no Mar de Barents. Anúncio dos testes acontece durante visita do presidente Vladimir Putin à Coreia do Norte. Submarino russo ‘Orel’, usado em testes militares, em foto de julho de 2020
Alexei Druzhinin/AP
Submarinos nucleares russos lançaram mísseis contra alvos no Mar de Barents durante exercícios militares, informaram agências de notícias do país nesta quarta-feira (19). Os alvos simulavam navios de um falso inimigo.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O Mar de Barents fica no Oceano Ártico e abrange a costa norte de Rússia e da Noruega. Os dois países controlam áreas territoriais marítimas na região. No entanto, o teste foi feito em águas russas.
A Frota do Norte da Rússia disparou mísseis de cruzeiro durante os testes. Foram usados dois submarinos, que lançaram os artefatos contra alvos a uma distância de 170 km.
“De acordo com dados objetivos de controle, o exercício de combate foi concluído com sucesso”, disse a agência Interfax com base em um comunicado das forças russas.
A Rússia fechou o espaço aéreo e marítimo onde os testes foram feitos com antecedência. Sendo assim, nenhum avião ou navio comercial estava na região no momento dos exercícios.
O anúncio dos testes acontece enquanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin, visita a Coreia do Norte. Os dois países estão estreitando laços nos últimos anos, inclusive militares.
Por que aliança entre Rússia e Coreia do Norte interessa a Putin e Kim Jong-un?
VÍDEOS: mais assistidos do g1