19 de janeiro de 2025

Rússia dispara mísseis contra alvos marítimos durante exercícios com submarinos nucleares

Exercício simulou ataque contra navios inimigos no Mar de Barents. Anúncio dos testes acontece durante visita do presidente Vladimir Putin à Coreia do Norte. Submarino russo ‘Orel’, usado em testes militares, em foto de julho de 2020
Alexei Druzhinin/AP
Submarinos nucleares russos lançaram mísseis contra alvos no Mar de Barents durante exercícios militares, informaram agências de notícias do país nesta quarta-feira (19). Os alvos simulavam navios de um falso inimigo.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O Mar de Barents fica no Oceano Ártico e abrange a costa norte de Rússia e da Noruega. Os dois países controlam áreas territoriais marítimas na região. No entanto, o teste foi feito em águas russas.
A Frota do Norte da Rússia disparou mísseis de cruzeiro durante os testes. Foram usados dois submarinos, que lançaram os artefatos contra alvos a uma distância de 170 km.
“De acordo com dados objetivos de controle, o exercício de combate foi concluído com sucesso”, disse a agência Interfax com base em um comunicado das forças russas.
A Rússia fechou o espaço aéreo e marítimo onde os testes foram feitos com antecedência. Sendo assim, nenhum avião ou navio comercial estava na região no momento dos exercícios.
O anúncio dos testes acontece enquanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin, visita a Coreia do Norte. Os dois países estão estreitando laços nos últimos anos, inclusive militares.
Por que aliança entre Rússia e Coreia do Norte interessa a Putin e Kim Jong-un?
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Mais Notícias