19 de janeiro de 2025

Batalha dos Sanfoneiros 2024: conheça os finalistas da disputa

Os campeões receberão o troféu ao vivo no Jornal da Manhã do dia 21 de junho. Troféu da Batalha dos Sanfoneiros 2024
Reprodução/TV Bahia
A Batalha dos Sanfoneiros do Jornal da Manhã entrou na reta final. O público agora vai escolher entre os cinco finalistas quem é o artista de destaque no São João de 2024. O vencedor leva o troféu e o reconhecimento dos telespectadores.
Na primeira etapa, 15 artistas participaram da disputa, os cinco mais votados agora estão na grande final. Conheça os nomes:
José Wédson, de Tanhaçu;
Valtinho do Acordeon, de Salvador;
Francisco Mamede Alves, conhecido como “Bil do Acordeon”, de Itaberaba;
Juninho do Acordeon, de Ilhéus;
João Torres, de Cruz das Almas;
A primeira fase da disputa contou com mais de 62 mil votos.
VOTE: ESCOLHA O VENCEDOR DA BATALHA DOS SANFONEIROS 2024
A Batalha dos Sanfoneiros foi criada em 2017 e se tornou um quadro tradicional do mês junino no JM. Em 2024, o padrinho da disputa é Flávio José, um dos maiores forrozeiros do Brasil.
Músicos da capital e do interior participam da competição em busca do título de melhor performance de sanfoneiro da Bahia. A escolha será através de votação do público no g1 Bahia.
Ao todo, 50 pessoas se inscreveram na competição. Desse total, 15 foram escolhidas por uma banca avaliadora, composta por três profissionais com grande conhecimento em sanfona: a pesquisadora do tema Teba Rocha; o vencedor da Batalha dos Sanfoneiros do JM em 2023 Dio do Acordeon; e o radialista e coordenador das Rádios da Rede Bahia de Comunicação Maurício Habib.
Sobre a premiação:
O sanfoneiro escolhido pelo público vai levar para casa um troféu e terá a oportunidade de se apresentar em um show do padrinho da Batalha deste ano, o forrozeiro Flávio José.
Pelo terceiro ano consecutivo, os troféus da Batalha dos Sanfoneiros do Jornal da Manhã são esculturas em metal esculpidas através da técnica de modelagem com oxidação, para trazer o aspecto de “ouro envelhecido”. No topo das obras, há chapéus em estilo cangaceiro em latão, inox e cobre, representando os primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Os troféus foram criados pelo artista Alessandro Teixeira, que vem de uma família de artesãos do bairro da Liberdade. Ele utiliza a técnica da modelagem de folhas de metal, e cria esculturas cheias de detalhes e simbologias. Suas peças não são pintadas, explora a cor do próprio metal, sua oxidação, seu brilho e seus significados.
Como vai funcionar a reta final da Batalha:
A partir de quarta-feira (19) o público vai poder votar entre os cinco finalistas;
Três sanfoneiros serão premiados, em primeiro, segundo e terceiro lugar;
Os campeões receberão o troféu ao vivo no Jornal da Manhã do dia 21 de junho.
Sanfona
Joelma Gonçalves/g1
VEJA TAMBÉM
Confira a página especial do São João na Bahia
Conheça as músicas que concorrem ao Troféu Zelito Miranda 2024, realizado pela Rede Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
O público também vai eleger a música do São João 2024, através do Troféu Zelito Miranda.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias