19 de janeiro de 2025

Número de veículos recolhidos por irregularidades em ruas de Jundiaí aumenta 300%

Dados da prefeitura da cidade são referentes ao primeiro trimestre de 2024 na comparação com o mesmo período ano passado. Primeiro trimestre de 2024 registrou aumento de carros recolhidos em vias de Jundiaí (SP)
Fotógrafos/PMJ
O número de veículos recolhidos por irregularidades em Jundiaí (SP) aumentou quase 300% neste primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Trânsito (DT) da cidade.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Muitos desses veículos estão com documentação atrasada e até com bloqueios. Recentemente, o g1 e a TV TEM denunciaram o mercado paralelo de automóveis “só pra rodar”.
No comparativo de janeiro a maio de 2023, 258 veículos foram recolhidos em ações de fiscalização. No mesmo período de 2024, o número subiu para 1.009 – aumento de 291%.
Conforme o Departamento de Trânsito, a maior parte dos recolhimentos ocorre em função das seguintes situação:
Motocicletas com escapamento modificado, elevando a taxa de ruído permitida;
Problemas na documentação dos veículos (licenciamento e IPVA atrasados);
Estacionamento irregular;
Estado de conservação ruim (pneus desgastados, vidros quebrados, luzes e faróis inoperantes e ausência de equipamentos de segurança obrigatórios).
Mais de R$ 100 mil em multas
Entre as apreensões em Jundiaí, um veículo com mais de R$ 100 mil em multas e bloqueios diversos foi apreendido. O carro estava na estacionado na contramão, em cima da faixa de pedestre.
Em média, segundo o Departamento de Trânsito, 200 veículos são removidos por mês ao pátio da cidade. Entretanto, o aumento neste ano foi considerável, em função de uma mudança na legislação.
Desde a metade de 2023, houve uma mudança na lei e a competência das fiscalizações foram dadas também aos agentes de trânsito, e apenas a fiscalização estadual, realizada pela Polícia Militar.
Ainda conforme a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), são realizadas 30 operações de fiscalizações e orientações de trânsito por mês dos agentes de fiscalização e operação de trânsito, com a Guarda Municipal. “O objetivo é evitar que ocorram sinistros, sejam eles com vítimas fatais ou não”, alega.
Segundo o departamento, os locais são escolhidos mediante solicitação por meio dos canais de comunicação da prefeitura. Também são selecionados conforme a percepção da equipe, análise de campo com locais com maior índice de desrespeito.
Ainda de acordo com a Unidade de Mobilidade e Transporte, os veículos, quando removidos, são recolhidos ao pátio da empresa credenciada.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias