Fiscalização constatou riscos nas estações de Pilar e Furado. Atividades estão suspensas até cumprimento das medidas de segurança. Empresa gestora afirma que abastecimento de gás no estado está mantido. Tubulação de gás natural em estação da Petrobrás em Alagoas
Assessoria
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditou, em caráter imediato, as operações em duas estações da Petrobrás em Alagoas, a Pilar e a Furado, em São Miguel dos Campos , após constatar “desvios críticos e situações de Risco Grave Iminente (RGI) para a vida humana e para o meio ambiente”.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Com a interdição, as unidades não estão produzindo petróleo nem gás natural, este último abastece o mercado local. A fiscalização aconteceu entre os dias 10 e 14 de junho e foi realizada também em estações em outros estado. O prazo inicial dado para regularização dos problemas encontrados foi de 90 dias, podendo se estender por quase um ano.
O g1 entrou em contato com a Origem Energia, empresa responsável pela gestão das unidades, que enviou nota informando que o abastecimento de gás em Alagoas não foi afetado com a paralisação e está trabalhando para atender às exigências apontadas pela ANP (leia nota na íntegra ao final do texto).
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📲
Os problemas verificados pela fiscalização foram, principalmente, falhas em casos de situação de emergência, constatadas durante um simulado de acidente. Um deles é referente ao esfriamento dos tanques. No atual cenário, o risco de incêndio e explosão seria altíssimo.
Além disso, foram detectadas falhas em válvulas que controlam a pressão do ar nos equipamentos, o que representa “consequências catastróficas para pessoas e meio ambiente”. Os fiscais constataram ainda que não há alarmes sonoros para serem disparados em casos de emergência.
Um dos tanques fiscalizados pela ANP em São Miguel dos Campos
ANP
Em 2008, uma explosão deixou quatro mortos na estação de Furado. Eles faziam uma operação de rotina para evitar corrosão em uma tubulação, quando houve o vazamento de gás, seguido da explosão.
Nota – Origem Energia
No período de 10 a 14 de junho de 2024, a Origem Energia Alagoas passou por ação de fiscalização realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nas instalações do Polo Alagoas para a verificação da conformidade do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional.
A Origem Energia Alagoas foi a primeira empresa do onshore a passar por esta fiscalização, com base na Nota Técnica emitida pela Superintendência de Segurança Operacional (SSO) em 01 de novembro de 2023.
Ao final da fiscalização, em 14 de junho de 2024, a Origem Energia Alagoas recebeu alguns apontamentos para adaptações em certos programas de segurança operacional. A Companhia informa que está assegurado o abastecimento de gás do Estado de Alagoas e que vem trabalhando de maneira diligente para o envio da documentação e evidências de procedimentos solicitados.
No momento, estamos focados no cumprimento de todas as exigências documentais para o pronto restabelecimento da totalidade das operações no Polo Alagoas.
A Companhia reforça que sempre operou com base na excelência de padrões de segurança e meio ambiente, e seguirá as orientações da ANP.
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL