Tripulação encontrou o material dentro de navio carregado de minérios que iria partir rumo aos Estados Unidos. Cão farejador ajudou na confirmação da presença do artefato. Explosivo encontrado em navio é detonado por esquadrão antibomba no Pará
Um artefato explosivo encontrado em um navio na manhã desta quarta-feira (19) foi detonado por equipes do “esquadrão antibomba” da Polícia Militar (PM), no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, na região metropolitana de Belém.
O navio de bandeira portuguesa foi isolado. A embarcação estava carregada de minério, com tripulação de origem filipina, e iria sair do porto durante a madrugada com destino aos Estados Unidos.
Um cão farejador da PM confirmou a existência do material explosivo e todos os tripulantes foram retirados da embarcação. Ninguém ficou ferido.
Esquadrão antibomba é acionado após suposto artefato explosivo ser encontrado em navio no Pará
Reprodução/Polícia Militar
O material estava dentro de uma mochila, próximo à embarcação, e foi achado pela tripulação no momento de iniciar a movimentação do guindaste que fazia o descarregamento de minério vindos do exterior.
A empresa Alunorte, responsável pelos minérios, informou que atendeu a solicitação de evacuação até que a embarcação fosse liberada.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Agentes de segurança da Companhia Docas do Pará (CDP) também foram acionadas e, posteriormente a PF, junto com equipe antibombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PM, quando foram iniciados os protocolos previstos para este tipo de incidente.
As operações portuárias nos berços 101, 102, 201 e 202 foram paralisadas -veja abaixo cenas da região:
Material explosivo é encontrado em barco no Pará
Em nota, a Polícia Federal informou que vai abrir um inquérito para apurar quem produziu o material.
Até a publicação da reportagem, ninguém havia sido preso.
Assista às notícias do Pará:
Veja outras notícias do estado no g1 Pará