19 de janeiro de 2025

Pais denunciam falta de energia elétrica, água e gás em creche usada emergencialmente em Campinas

Alunos foram realocados para o prédio por conta de reforma no CEI Domingos Walter Schmidt. Prefeitura afirma que não há problemas estruturais na unidade, entregue em abril deste ano. Creche de Campinas sem estrutura para receber crianças vira alvo de reclamações de pais
Pais denunciaram à EPTV, afiliada da TV Globo, a falta de energia elétrica, água e gás no Centro de Educação Infantil (CEI) Campo Florido II, em Campinas (SP), usado emergencialmente para atender os alunos do CEI Domingos Walter Schmidt durante a reforma da unidade.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Campinas
Nesta quarta-feira (19), primeiro dia de aula após a realocação, os responsáveis relataram ter se deparado com sujeira na caixa d’água e eletrodomésticos desligados. A prefeitura, porém, afirmou que não há problema estrutural na unidade, entregue em abril deste ano (leia mais abaixo).
“Segundo as informações que passaram para a gente, que a gente esteve dentro da escola hoje, eles não têm uma rede de energia suficiente para manter a escola funcionando como deveria ser. O poste não tem energia para sustentar os freezers, chuveiro, ventilador, internet. Tem apenas uma fase, que eu acho que é essa gambiarra, que está mandando energia lá para dentro”, disse a cabeleireira Rose Santos.
Pais reclamam de falta de estrutura para atender crianças em creche de Campinas
Reprodução/EPTV
O CEI Campo Florido II foi a primeira unidade do Programa Espaço do Amanhã entregue pela administração municipal, com custo de R$ 7,7 milhões. Com início das atividades previsto para o segundo semestre, a creche deve atender 320 crianças, com idade entre 0 e 5 anos.
“Mandaram no grupo que ia ficar até sexta-feira sem aula, algumas mães denunciaram, aí vieram aqui e hoje fizeram uma reunião. Só que a escola não tem água, não tem uma infraestrutura para aguentar as crianças aí, sendo que poderiam ter trocado o telhado da outra [unidade] nas férias, que começam daqui a duas semanas”, destacou a autônoma Glaucia Helena Silva.
Segundo pais, estrutura elétrica não é suficiente para suprir demanda na unidade
Reprodução/EPTV
O que diz a prefeitura?
A prefeitura pontuou que o prédio está pronto e tinha entrada de alunos planejada para agosto. “Diante da emergência, porque a escola CEI Domingos Walter Schmidt, na Vila San Martin II, está passando por uma reforma do telhado, as 295 crianças foram transferidas para o local”, explicou.
“Não existe problema estrutural na unidade, que está com toda a sua rede elétrica executada de acordo com as exigências da CPFL. O pedido de funcionamento com a capacidade total de eletricidade já foi feito, mas depende de a concessionária fazer a liberação”, disse, em nota.
Em relação à merenda escolar, a administração municipal informou que o envio de todas as refeições será feito por uma escola próxima, que fica a 800 metros da unidade, e todas as crianças serão atendidas.
“Sobre o abastecimento de água, está normal. Em relação ao gás de cozinha, a rede está pronta e o abastecimento está sendo programado para ser feito hoje, já que as refeições estão sendo feitas em outra unidade”, completou o texto.
A expectativa é que a reforma no CEI Domingos Walter Schmidt seja finalizada em três meses.
CEI Campo Florido II foi a primeira unidade do Programa Espaço do Amanhã entregue pela prefeitura
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias