Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Santarém aprovou nesta terça (18). Feira do Pirarucu de Manejo
Sapopema
Foi aprovado na terça (18) pela Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará, o Projeto de Lei Ordinária nº 12 de 2024 que reconhece a Feira do Pirarucu de Manejo como patrimônio histórico, cultural e imaterial do município.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O Projeto de Lei é de autoria do vereador Sérgio Pereira. Com a nova classificação, a Feira ganha mais força para desenvolver ações de preservação para o manejo sustentável e ecologicamente responsável.
Para a bióloga da Sapopema, Poliane Batista, o reconhecimento vai garantir também mais visibilidade para a feira, além de colocar a programação no calendário oficial de eventos do município.
“O reconhecimento vai contribuir para potencializar os resultados das próximas edições dando mais visibilidade, tendo mais apoio do próprio município e também visibilizando essa atividade que ela é considerada especial principalmente por esse componente do manejo do pirarucu que ainda são experiências muito pontuais aqui no município”, disse Poliane.
Feira do Pirarucu de Manejo
Sapopema
A Feira
A feira realizada anualmente na praça Barão de Santarém, é agora reconhecida por sua importância cultural e social para as comunidades manejadoras e santarenos.
O evento celebra as práticas sustentáveis de pesca que são essenciais para a conservação da biodiversidade na região.
A iniciativa começou em 2020, liderada pela Sapopema e comunidades envolvidas (à época Costa do Tapará, Tapará Grande, Santa Maria, Pixuna do Tapará e Tapará Miri) com a parceria de diversas organizações, dentre elas o Sebrae, Colônia de Pescadores Z-20, Mopebam, Semap, Ufopa, Sedap e TNC.
Desde 2020, quatro edições foram realizadas: duas em 2020, uma em 2022 e uma em 2023. Com a participação efetiva dos consumidores, as edições foram ganhando maior estruturação e adesão de público. Até agora, foram comercializadas sete toneladas, resultando em lucro para os manejadores.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região