Ao g1, artistas que constroem estruturas cenográficas contam como é o processo de produção. Alegorias do Caprichos e Garantido
Alex Pazuello e Lucas Silva
A magia das alegorias que são apresentadas no Festival de Parintins unem a criatividade e a técnica em estruturas gigantes que contam as histórias do Caprichoso e Garantido na arena. O item 16, leva para o meio da floresta amazônica construções impressionantes criadas por artesãos locais.
A disputa, que acontece no “Bumbódromo”, na Ilha Tupinambarana, conta, ao todo, com 21 itens oficiais de cada boi-bumbá. Entre eles, as alegorias, que são elementos cenográficos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Ao avaliar o item 16 do festival, os jurados levam em conta a adequação visual à temática, funcionalidade dos símbolos, e harmonia de formas, cores e texturas, além dos movimentos alegóricos que sempre surpreendem o público.
Em entrevista à Rede Amazônica, artistas que compõem as equipes dos bois Caprichoso e Garantido, relataram como é esse processo de produção que envolve talento e dedicação. Confira abaixo.
Alegoria Caprichoso
Alex Pazuello/Secom
Caprichoso
Membro do Conselho de Artes do Boi Caprichoso, Zandonaide Bastos conta sobre a relação antiga com o toruo negro. Há 28 anos, sendo 18 deles dentro do galpão, o artista vê seu trabalho como uma dedicação apaixonada, garantindo que cada detalhe das alegorias contribua para espetáculo.
“Precisa ser trabalhado pensando em um espetáculo para que assim as surpresas possam surgir. É o amparo da apresentação, ou seja, todo aquele cenário que tá preparado por trás”, ressaltou.
Zandonaide Bastos também falou da importância da segurança e da inovação nas estruturas.
“As bases são realinhadas, muitas são novas e reforçadas. A segurança é crucial para a evolução das alegorias na arena,” afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Festival de Parintins começa nesta sexta-feira (28): conheça mais sobre o espetáculo
Alegorias de Caprichoso e Garantido recebem últimos retoques na concentração do Bumbódromo que vira estúdio a céu aberto em Parintins
Alegorias tomam entorno do bumbódromo de Parintins no AM
Alegoria Garantido
Lucas Silva
Garantido
Para Neide Lopes, que retorna ao barracão do Garantido após 23 anos, a participação feminina tem sido significativa.
“Hoje, temos mais mulheres nas engenharias, segurança do trabalho e na ferragem. É gratificante ver este espaço sendo conquistado,” diz.
A artista, que trabalhou em projetos importantes como a cobertura do Museu de Arte do Rio de Janeiro, adianta que grandes surpresas serão apresentadas no espetáculo preparado pelo Boi Garantido.
“A gente está preparando um espetáculo grandioso tanto para nossa torcida, que merece, quanto para os espectadores. O tema desse ano já é muito propenso, então grandes surpresas e inovações vão fazer parte desse grande espetáculo”, completou.
Festival Folclórico de Parintins
Localizado a 369 quilômetros de Manaus, o município de Parintins é palco das apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que protagonizam o maior festival folclórico do mundo. Nos três dias de festa, os bois-bumbás entram na arena, chamada de Bumbódromo, para disputar o título de campeão do festival. A cada noite, eles têm 2h30 para se apresentar.
Na cidade tudo é azul e vermelho – as cores dos bois. O azul do boi Caprichoso e o vermelho do boi Garantido também dividem a cidade na localização geográfica, onde a catedral de Nossa Senhora do Carmo é o ponto de partida.
Em 2023, cerca de 110 mil turistas estiveram presentes na Ilha de Tupinambarana, durante o Festival de Parintins. O Governo do Amazonas estima que 120 mil turistas visitem a ilha, em 2024, para o 57º Festival de Parintins.
Vídeos mais assistidos do Amazonas