28 de dezembro de 2024

Operação da Polícia Civil prende 7 suspeitos de violência doméstica em Sorocaba

Alvos estavam em diversas cidades da região de Sorocaba (SP). Segundo a delegacia seccional, foram cumpridos 12 mandados de prisão contra suspeitos que descumpriram medidas protetivas. Delegacia da Mulher de Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Sete homens suspeitos de violência doméstica foram presos, na terça-feira (25), em uma operação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) contra descumprimento de medidas protetivas na regiçao de Sorocaba (SP). As informações foram divulgadas pela Polícia Civil nesta sexta (28).
De acordo com a corporação, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva contra homens que descumpriram medidas protetivas. O documento é uma ferramenta jurídica que afasta e proíbe o contato dos agressores com as vítimas e pode ser solicitado em casos de violência psicológica, sexual, patrimonial e moral (entenda mais abaixo).
As buscas foram feitas em diversas cidades da região. Ainda conforme a polícia, foram encontrados sete investigados durante a operação. Eles foram presos e encaminhados à DDM.
Homem invade residência e esfaqueia mulher em Jundiaí; ex-companheiro é o principal suspeito
As investigações continuam para localizar os suspeitos foragidos.
O que é a medida protetiva?
A medida protetiva é um mecanismo criado pela lei para combater a violência doméstica e familiar. Ela busca proteger indivíduos em situação de risco, independentemente de etnia, orientação sexual, classe social, renda ou cultura.
Para solicitá-la, o indivíduo deve procurar a DDM mais próxima e relatar a violência sofrida. Além disso, ela pode ser feita on-line, por meio do aplicativo SOS Mulher, do governo de SP.
Desde 2021, a violência psicológica é considerada crime pela Lei Maria da Penha e ameaças também podem resultar em medidas protetivas.
Assim que o agressor é intimado, ele deve deixar a residência imediatamente ou pode ser preso. A Guarda Civil faz visitas periódicas para acompanhar se a medida segue sendo respeitada.
Tipos de Violência Doméstica Mob
Luisa Rivas | Arte g1
Rede de apoio
Centro de Referência da Mulher (Cerem)
Trata-se de um espaço de acolhida e orientação, onde é oferecido atendimento psicossocial. O objetivo é proporcionar o atendimento e a sensibilização necessária para que a mulher vítima de violência supere a situação ocorrida, contribuindo para o seu fortalecimento e o resgate da cidadania.
O atendimento pode ser realizado através de encaminhamento ou de maneira espontânea. Dessa forma, não é necessário registrar boletim de ocorrência para passar por atendimento. O Cerem está localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, número 440 – Centro. O contato pode ser feito pelo telefone (15) 3235-6770.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
O Creas atende famílias e pessoas que vivem algum tipo de violência, abandono, negligência e tiveram seus direitos desrespeitados. De acordo com Juliana, o trabalho é realizado por assistentes sociais, psicólogos, agentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros profissionais. As unidades do Creas estão espalhadas por regiões de Sorocaba:
Creas Norte: Localizado na rua Fernando dos Santos, número 17, Jardim Maria do Carmo. Telefone (15) 3223-5319;
Creas Oeste: Localizado na rua Cônego André Pieroni, número 256, Jardim Guadalajara. Telefone (15) 3233-3644;
Creas Sul / Leste: Localizado na rua Sta Cruz, número 116 – Centro. Telefone (15) 3212-6906.
CIM Mulher – Casa Abrigo
A associação tem como finalidade dar apoio, orientação e acolhimento provisório para mulheres acompanhadas ou não de seus filhos, em situação de risco de morte ou ameaças em razão da violência doméstica e familiar. O contato pode ser feito pelo telefone (15) 99163-6238.
Unidades Básicas de Saúde
As Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba também oferecem apoio à rede pública de proteção à mulher vítima de violência doméstica. Após os serviços de saúde necessários, as unidades encaminham os casos aos demais órgãos para atendimentos especializados.
Defensoria Pública
Instituição pública que presta orientação jurídica e defesa aos cidadãos e cidadãs vulneráveis, de forma integral e gratuita, por meio de seus defensores públicos. Endereço: Avenida Barão de Tatuí, número 231, Jardim Vergueiro. Contato pelo telefone (15) 3231-2478.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias