27 de dezembro de 2024

Mês do Orgulho: saiba a diferença entre orientação sexual, expressão e identidade de gênero

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ foi comemorado na sexta (28) e o g1 entrevistou membros da comunidade para explicar o significado das letras. Agora o g1 ensina outros termos presentes na nomenclatura. Mês do Orgulho: saiba a diferença entre orientação sexual, expressão e identidade de gênero
Getty Images
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ foi comemorado nessa sexta-feira (28) e o g1entrevistou membros da comunidade para explicar o significado das letras. Mas agora queremos saber: você sabe o que é identidade de gênero, orientação sexual e expressão de gênero? Nesta reportagem o g1 ouviu especialistas e explica os diferentes termos que envolvem as questões de gênero.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Primeiramente, é importante definir o que se entende como gênero e sexo. Conforme Coral Herrera, escritora e doutora em Humanidades e Comunicação pela Universidade Carlos III de Madrid (Espanha), gênero é uma criação da cultura e sexo da natureza, geralmente, associado à genitália.
Por exemplo, gênero inclui papéis e expectativas que a sociedade tem sobre comportamentos, pensamentos e características que acompanham o sexo atribuído a uma pessoa. Segundo Maria Trumpler, diretora do departamento LGBT+ da Universidade de Yale (EUA), este é um conceito relativamente recente.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“A crença de que as pessoas são homens ou mulheres tem apenas 200 ou 300 anos. Eu diria que surgiu na Europa no século 18, quando os governos começaram a querer classificar as pessoas”, disse Trumpler à BBC News Mundo, o serviço em língua espanhola da BBC.
Diante disso, pesquisadores da comunidade LGBTQIAPN+ classificaram que dentro da sigla existem algumas categorias. Basicamente, a nomenclatura divide em dois grandes grupos: identidade de gênero e orientação sexual.
Identidade de gênero diz respeito à experiência interna e individual relacionada ao gênero com o qual a pessoa se identifica (masculino, feminino, não-binário, agênero ou fluido). Quando a identidade de gênero de uma pessoa corresponde ao seu sexo biológico, dizemos que essa pessoa é cis. Quando, por outro lado, a pessoa se identifica com um gênero diferente do sexo que lhe foi atribuído ao nascer, trata-se de pessoa trans.
Orientação sexual diz respeito à atração que se sente por outros indivíduos. Ela geralmente também envolve questões sentimentais, e não somente sexuais.
Há ainda a expressão de gênero que pode ser considerada a forma que a pessoa manifesta socialmente sua identidade de gênero, por meio da sua identificação nominal, suas roupas, seu cabelo, a forma de usar a voz, a forma de expressão do corpo. Ela não aponta o gênero, a orientação ou a identidade necessariamente.
Mês do Orgulho: saiba a diferença entre orientação sexual, expressão e identidade de gênero
Editoria de Arte/G1
Apesar de socialmente associada à comunidade gay, a arte drag não tem a ver com gênero ou sexualidade e também não é uma expressão de gênero. Um homem hétero pode se montar para fins artísticos e mulheres, gays ou não, também. A vertente drag king é o oposto: geralmente mulheres vestidas de homens exagerando o lado masculino.
“Quando a gente fala de expressão de gênero, a gente fala de uma coisa que vive no nosso dia a dia, as drags não vivem de drags no seu dia a dia. É um personagem e gênero não é personagem. Eu me monto assim para performances artísticas”, explicou Lorelay Fox, drag youtuber e consultora do programa “Amor e Sexo” da TV Globo.
Quais são as orientações sexuais?
As orientações sexuais podem ser múltiplas, porém as cinco mais comuns são: heterossexual, homossexual, bissexual, assexual e pansexual.
Heterossexual: uma pessoa heterossexual é alguém que sente atração por pessoas do gênero oposto ao seu. Assim, as relações heterossexuais são as que acontecem entre uma mulher e um homem.
Homossexual: uma pessoa homossexual é alguém que sente atração e se relaciona com pessoas do mesmo gênero que o seu. Por exemplo, as relações entre duas mulheres ou entre dois homens. O termo homoafetivo também é usado para definir as relações de casais que formados por duas pessoas do mesmo gênero.
Bissexual: as pessoas bissexuais são as que sentem ligação emocional e sexual por pessoas dos dois ou mais gêneros, como pessoas cis ou trans.
Assexual: no caso das pessoas assexuais pode existir pouco ou mesmo nenhum interesse em ter relacionamentos sexuais com outras pessoas.
Pansexual: pessoas pansexuais sentem atração romântica e sexual por pessoas independente do gênero.
Quais são as identidades de gênero?
A diversidade das identidades de gênero são infinitas, já que elas representam a pluralidade das identidades de gênero. Existem três mais comuns:
Cisgênero: é o termo usado para definir as pessoas que se identificam com o gênero associado ao seu sexo biológico. Uma pessoa cisgênero se sente confortável e pertencente ao gênero de nascimento, ela vive e se expressa conforme com o gênero atribuído por suas características.
Transgênero: são pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento, não se identificam com as características (físicas e/ou sociais).
Não binário: as pessoas não-binárias são aquelas que não se sentem enquadradas e identificadas com os gêneros tradicionais, ou seja, não se identificam como mulher ou homem. Existem variações na não-binariedade. Há quem sinta que não pertence a nenhum dos gêneros tradicionais (masculino ou feminino), há quem sinta que pertence ao dois ou em um momento, um, depois, outro, há também quem se identifique com outros gêneros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
o

Mais Notícias