Missas que eram realizadas na Igreja do Rosário foram transferidas para a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, também localizada no Centro. Após interdição, Diocese de Itapetininga aguarda laudo da Igreja do Rosário
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é considerada patrimônio histórico de Itapetininga (SP), porém, continua fechada por estar com problemas na infraestrutura. Segundo o pároco, Élcio Roberto de Góes, responsável pela igreja, o resultado final de um laudo que está sendo elaborado vai direcionar os próximos passos.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Símbolo de fé para os devotos, a construção é uma das mais antigas da cidade, erguida por escravos e com a ajuda da população na década de 19, ou seja, mais de 150 anos de história.
Desde o fim de maio, o prédio de arquitetura colonial foi parcialmente interditado pela Defesa Civil, após parte o reboco da terro desabar. O laudo inicial aponta que a igreja também possui outros problemas na estrutura, como trincas e rachaduras na parte interna e externa, além de danos no telhado.
O Padre responsável pela igreja Élcio Roberto de Góes, optou por fechar totalmente o local e as missa que eram realizadas ali, foram transferidas para a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, localizada no Centro do município assim como a Igreja do Rosário.
“Toda a igreja precisa passar por uma reforma porque ela é histórica, é de taipa…Já houve algumas melhorias, mas não totalmente. Então achamos melhor interditar”.
Igreja do Rosário está interditada em Itapetininga
Carla Monteiro
A zeladora da igreja, Aparecida Fogaça, reflete o desejo de muitos devotos: “A gente quer ela novamente aberta, os fiéis estão esperando por isso”.
Problema sempre existiu
À TV TEM, José Luiz Nogueira, historiador de Itapetininga, declarou que os danos estruturais da igreja não surgiram recentemente e que a situação é provocada por mudanças climáticas e pelas vibrações causadas pelo intenso fluxo de veículos que passam ao redor do prédio.
“Quando ela foi construída nós não tínhamos automóveis como nós temos hoje, naquela época era carro de boi, carroça, charretes…Atualmente com o movimento do trânsito ela já vem sofrendo essa movimentação na estrutura da igreja. Nós somos a opinião que ideal seria o unir a igreja com a praça”.
Até a última atualização desta reportagem, a Igreja do Rosário permanecia fechada por tempo indeterminado.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Itapetininga declarou que parte da Rua Venâncio Ayres e da Igreja foram parcialmente interditadas, após uma inspeção da Defesa Civil realizada no dia 27 de maio.
“A igreja foi parcialmente interditada devido à queda do revestimento externo e de alguns tijolos da torre esquerda. Um especialista em “taipa de pilão” (método utilizado na construção da igreja por volta de 1873) analisou a estrutura do edifício na semana passada para emitir um parecer técnico. Não há risco estrutural no prédio, porém é necessário restaurar o revestimento. A Prefeitura está auxiliando no processo emergencial de reparo, que requer uma operação especializada, e também está acelerando o processo de tombamento para acessar recursos destinados à restauração completa da igreja. A previsão para a reabertura da igreja e da via é de aproximadamente 15 dias.”, diz o documento.
A Igreja apresenta problemas internos, externos e no telhado em Itapetininga (SP)
Mike Adas/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM