São três noites de festival. Cada boi bumbá tem duas horas e meia para se apresentar por noite e o governo do estado estima que 120 mil pessoas visitem Parintins durante o festival. Festival de Parintins (AM) entra no segundo dia hoje
O festival de Parintins, no Amazonas, entra no segundo dia neste sábado (29), com as apresentações dos bois Caprichoso e Garantido.
Na batida do tambor, no ritmo da toada. À noite, a Amazônia brilha. É a festa de dois astros: o boi Caprichoso veio pelo ar, carregado por um guindaste. O boi Garantido surgiu de dentro da alegoria Beija-Flor, no meio da arena.
São três noites de festival. Cada boi tem duas horas e meia para se apresentar por noite e nada se repete, é tudo diferente. Uma responsabilidade imensa para os nove jurados, que vão avaliar 21 itens dos dois bois e decidir quem será o vencedor.
É um grande espetáculo a céu aberto em Parintins, no Amazonas, com dançarinos descendo de rapel no Bumbódromo, personagens se transformando na arena e alegorias que formam cenários gigantes, coloridos, vivos.
O Festival de Parintins está no segundo dia neste sábado (29).
Reprodução/JN
A trajetória da noite, com lendas, rituais, é contada pelo apresentador. O levantador é quem canta as toadas, as músicas que dão ritmo à cultura do Amazonas.
O amo do boi desafia e mantém a tradição da rivalidade entre Caprichoso e Garantido. Faltam duas noites de apresentação.
O governo do Amazonas estima que 120 mil pessoas visitem Parintins durante o festival e os turistas acompanham na torcida, pelo Caprichoso ou pelo Garantido.
“Eu estou achando incrível, Caprichoso tá no coração”, diz o funcionário público Luciano José.
“Eu sou Garantido, porque o boi me escolheu”, afirma a professora Daniele Ritiely.