26 de dezembro de 2024

Memorial dedicado a Chico Xavier vai ser reaberto em Uberaba, no Triângulo Mineiro

A partir deste domingo (30) vai ser possível conferir exposições sobre a vida e a obra do principal líder do espiritismo no Brasil. Memorial dedicado a Chico Xavier será reaberto em Uberaba (MG)
O memorial dedicado a Chico Xavier vai ser reaberto em Uberaba, no Triângulo Mineiro, neste domingo (30), 22 anos depois da morte do principal líder espírita no Brasil.
A tecnologia ajuda a contar um pouco da história do homem que, em vida, foi sinônimo de simplicidade. No Memorial Chico Xavier é possível ver de perto o coração do mineiro que propagou amor por onde passou.
“Muito bonito desse jeito. Eu acho lindo”, elogia uma visitante.
A imagem de Chico Xavier no momento da psicografia é uma das mais famosas do médium. Essa experiência é retratada em uma instalação.
“O Chico tinha todas as mediunidades descritas no Livro dos Médiuns e nas obras, só que ele veio para dar a maior ênfase à psicografia, por causa da produção dos livros que deveriam ser feitos para esclarecimento e deixar para humanidade; para posteridade, lógico”, afirma Sônia Maria Barsante Santo, pres. do Centro Espírita Uberabense. .
Mas o homem que era conhecido por conversar com os mortos se preocupava mesmo era com os vivos. Chico Xavier dizia que a chave para a verdadeira felicidade mora na caridade e foi o que ele mais fez. Doava alimentos, remédios e roupas aos mais humildes.
Um espaço do memorial – a mesa com pratos, copos e talheres – lembra o importante trabalho do médium de alimentar os mais necessitados. Todos os objetos irradiam luz, a luz do amor ao próximo.
“A gente quer que todos os visitantes, independentemente de serem espíritas ou não, sintam-se à vontade. Tem instalações provocativas também aqui no espaço, para que o visitante reflita sobre seu papel no mundo e sobre a sua contribuição para o mundo. Eu acho que esse é o principal legado do Chico”, diz Carlos Vitor Silveira, diretor do Memorial Chico Xavier.

Mais Notícias