Administração anunciou fechamento da sala principal em fevereiro de 2023, mas evita falar em prazo para reabertura e não esclarece que tipo de reforma está sendo feita no local. Teatro Municipal Losso Netto em Piracicaba
Rafael Bitencourt/SemacTur
O Teatro Municipal Dr. Losso Netto, em Piracicaba (SP), está fechado para reformas há mais de um ano e aguarda o término de licitações para reabrir. As atividades na sala principal foram suspensas em fevereiro de 2023, quando a prefeitura anunciou o fechamento para que fosse feita a troca do ar condicionado.
Na época do fechamento, a reportagem da EPTV, afiliada TV Globo, foi até o equipamento e flagrou vários outros problemas estruturais. Um ano e quatro meses depois, a prefeitura evita falar em prazo para reabertura e não esclarece que tipo de reforma está sendo feita no local.
📲 Acesse a comunidade do g1 Piracicaba no WhatsApp
Com o fechamento, a sala principal do local não recebe atividades culturais e espetáculos, mas o hall de entrada e a Sala 2 têm atividades normalmente, segundo a prefeitura.
A reportagem questionou a prefeitura a respeito de um prazo para reabertura do espaço, que tipo de reformas estão sendo feitas no local e o porquê de levar mais de um ano. No entanto, a administração não retornou esses questionamentos e disse que “mais detalhes serão anunciados em breve.”
Teatro Losso Netto em Piracicaba acumula problemas estruturais
Edijan Del Santo/EPTV
Licitações em andamento
Segundo o site da prefeitura, atualmente há duas licitações referentes ao Teatro Dr. Losso Netto em andamento. Uma delas se refere à prestação de serviços de instalação e aquisição de aparelhos de ar condicionado da sala de espetáculos, e tinha previsão de abertura para 19 de junho.
A segunda se trata de aquisição de materiais de pintura e hidráulicos para manutenção predial e inclui, além do Teatro Dr. Losso Netto, também o Engenho Central e o Teatro Erotides de Campos. Neste caso, a abertura estava marcada para 25 de junho.
Outras licitações já foram finalizadas, como aquisição de lâmpadas refletoras de LED, manutenção no telhado e um pregão sobre serviço de elaboração de projeto executivo detalhado de climatização do espaço.
Buraco no teto de sala do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Sete anos em reforma
O teatro já tinha sido fechado uma vez para reforma em fevereiro de 2013. A entrega do imóvel, inicialmente prometida para o segundo semestre de 2013, foi adiada três vezes. O término já havia sido protelado para maio de 2014 e depois para agosto do mesmo ano, mas o trabalho foi paralisado.
Em julho de 2015, a Secretaria de Ação Cultural chegou a informar que a última etapa da reforma, com construção de fosso para apresentações de óperas e orquestra, começaria em janeiro de 2016. O serviço só foi retomado, no entanto, em setembro de 2017 e, segundo a prefeitura, aquela era a última etapa da reforma.
Em julho de 2018, o g1 mostrou que a obra foi entregue com problemas e que a prefeitura abriu um processo administrativo contra a construtora. O fosso operístico, que foi apontado como o “principal desafio”, foi entregue sem funcionar. A Secretaria Municipal de Obras acionou o fabricante do equipamento por meio da garantia.
Em agosto de 2018, a prefeitura abriu uma nova licitação para obras no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. O edital apontava gastos de mais R$ 187 mil em uma “reforma complementar” no imóvel, que incluem intervenções na área externa do prédio e acabamentos em setores internos do teatro. Ainda assim, no mesmo mês o teatro foi reinaugurado.
Em agosto de 2020 o fosso operístico, agora funcionando, foi entregue e a última etapa da obra foi concluída, sete anos depois do início.
Em fevereiro de 2021, a EPTV, afiliada da TV Globo, mostrou que o teatro acumulava problemas de estrutura, apesar da grande reforma no local. Entre eles, estavam infiltração e paredes com rachaduras em algumas salas.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba