Primeiro boi a se apresentar no Bumbódromo é o Boi Caprichoso, seguido do Boi Garantido. Cada bumbá terá até 2h30min para fazer o seu espetáculo. Caprichoso e Garantido disputam a 2ª noite do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas.
Governo do Amazonas
A 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins continua na noite deste sábado (29), no interior do Amazonas. O primeiro boi a se apresentar no Bumbódromo é o Boi Caprichoso, seguido do Boi Garantido. Cada bumbá terá até 2h30min para fazer o seu espetáculo.
Este ano, o Caprichoso entra na disputa apresentando o projeto “Cultura – O Triunfo do Povo”. Já o Garantido vai levar para a arena “Segredos do Coração”. A partir do tema escolhido, os bois montam uma apresentação para cada noite, com um subtema diferente.
LEIA TAMBÉM:
Primeira noite do Festival de Parintins 2024 explora raízes e revela segredos de Caprichoso e Garantido
Caprichoso abre o 57º Festival de Parintins com o ‘entrelaçar de gentes de lutas’
Garantido encerra primeira noite do 57º Festival de Parintins balanceando torcedores e revelando os ‘Segredos do Coração’
Caprichoso e Garantido encantam torcedores na 1ª noite do Festival Folclórico de Parintins; FOTOS
Nesta 2ª noite, o Caprichoso vai falar de “Tradições: O Flamejar da Resistência Popular”, enquanto o Garantido traz a “Ancestralidade Amazônica”. Veja o que cada boi vai apresentar:
Caprichoso
Boi Caprichoso com levantador de toadas Patrick Araújo.
Arthur Castro
Na noite em que a “tradição” é o fio condutor da nossa narrativa, o boi Caprichoso pede licença para falar daquilo que cultiva com todo o cuidado: as tradições que dão vida ao bumbá.
“Tradições que não se vestem de pretensões de se manterem estanques, e sim aquelas que são experimentadas, revividas, (res)significadas diariamente no cotidiano do nosso povo, do nosso torcedor, renascendo em cada Festival’, diz a sinopse do boi para esta segunda noite.
Garantido
Sinhazinha Valentina Coimbra e o boi Garantido.
Divulgação/Governo do Amazonas
Na segunda, guiados pela força da Baixa da Xanda, o boi Garantido vai revelar o segredo da ancestralidade amazônica. Uma ancestralidade que na cidade de Lindolfo Monteverde quebra barreiras e dilui as fronteiras entre indígenas, negros e brancos.
“Nesta noite, o Boi Bumbá Garantido, ao celebrar a ancestralidade homenageia as figuras que ajudaram a compor as primeiras linhas identitárias. Mestres que contribuíram com seus ofícios manuais e intelectuais para a realização do boi-bumbá Garantido, desde a sua fundação, em 1913”, explicou o bumbá sobre a apresentação deste sábado.
O Festival
A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul) acontece há 57 edições no Bumbódromo, em Parintins, no interior , conhecida como “Ilha da Magia”, e localizada a 369 km de Manaus.
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins tem como local da disputa entre Caprichoso e Garantido, o Bumbódromo, com capacidade para 35 mil espectadores e recebe, todos os anos, milhares de turistas do Brasil e do mundo.
Durante o Festival, a população de Parintins, ilha com pouco mais de 115 mil habitantes, chega a receber a mesma quantidade de visitantes durante a realização a cada ano, segundo os órgãos do estado.
Como é a disputa
O espetáculo de cada boi no Bumbódromo é complexo e envolve 21 quesitos, chamados de ‘itens’. Os itens são divididos em blocos, de acordo com suas características. O “Bloco A” compreende quesitos comuns e musicais; o “Bloco B”, itens relativos à cenografia e coreografia; e o “Bloco C” reúne a parte artística do evento.
A decisão da disputa está nas mãos de jurados, dentre os quais: um é o presidente da comissão de júri; três julgam o Bloco A (os sete itens presentes nele); três julgam o Bloco B (os sete itens presentes nele); e os outros três, o Bloco C (os sete itens presentes nele). Cada noite é avaliada separadamente.
A apuração ocorre sempre na segunda-feira, na parte da tarde, após o último dia de festa. Das três notas dadas a cada item, é descartada a menor. Vence o festival o boi que acumular mais pontos no somatório de todos os blocos em todas as noites. Ao todo, os jurados julgam os 21 itens, sendo individuais e coletivos. Confira:
Começa no Amazonas o Festival de Parintins
Apresentador;
Levantador de toadas;
Batucada ou Marujada;
Ritual indígena;
Porta-estandarte;
Amo do boi;
Sinhazinha da fazenda;
Rainha do folclore;
Cunhã-poranga;
Boi bumbá (evolução);
Toada (letra e música);
Pajé;
Tribos indígenas;
Tuxauas;
Figura típica regional,
Alegorias;
Lenda amazônica;
Vaqueirada;
Galera;
Coreografia; e
Organização do conjunto folclórico.