Juma, como foi chamada a filhote, tem dez meses de vida e pesa 30 quilos. Negociações com autoridades ambientais para a chegada do animal duraram seis meses. Onça preta é a nova moradora do zoológico Fábio Barreto em Ribeirão Preto
O Bosque e Zoológico Fábio Barreto em Ribeirão Preto (SP) ganhou uma nova moradora. Juma, uma onça pintada melânica, também chamada de onça preta, tem dez meses de idade e veio do Espírito Santo.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Após seis meses de negociação, o felino, que é considerado o maior do continente americano, chegou à sua nova casa na última sexta-feira (28). Ela passa por um período de adaptação com acompanhamento multiprofissional, de acordo com o biólogo Alexandre Almeida.
“Nós sabemos que um animal jovem gosta muito de saltar, de pular, de correr, de nadar. Essa onça pintada é um animal de topo de cadeia alimentar, é um animal muito ativo, ele gasta muita energia”.
Onça preta de dez meses chega no Zoológico Fábio Barreto em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
A chegada da onça se deu por meio de um acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e órgãos estaduais.
“Ela vai ter uma função muito importante aqui para nossa cidade, tanto para visitação, tanto para atividades educativas, lúdicas, como também para pesquisa científica se couber, se for determinado pelo conselho do plano de manejo da espécie”, afirma o biólogo Otávio Almeida, que participou do processo.
Onça pintada melânica
A onça preta, como é conhecida, é uma variação da onça pintada e pertence à espécie panthera onca, segundo o biólogo Alexandre Almeida.
Onça preta de dez meses chega no Zoológico Fábio Barreto em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
“Quando a gente fala onça melânica é porque ela tem um pigmento, uma proteína chamada melanina, tem excesso dessa proteína e esse excesso que é uma mutação genética dessa espécie faz com que a pele e o pelo fiquem escuros”.
O felino estritamente carnívoro pode atingir três metros de cumprimento e pesar mais de 140 quilos. Atualmente, o filhote pesa 30 quilos e precisa consumir uma dieta de 2,7 mil calorias por dia.
Com muita força no maxilar, o animal é considerado um excelente caçador e pode capturar presas de grande e médio porte, como antas, veados e capivaras.
Onça preta de dez meses chega no Zoológico Fábio Barreto em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
De hábitos noturnos e considerada solitária, a onça dificilmente é encontrada com companhias. A gestação dura cerca de três meses, e cada ninhada dá entre um e três filhotes que dependem inteiramente da mãe, já que nascem sem enxergar.
Almeida conta que, em ambiente natural, o animal precisa de, no mínimo, 50 quilômetros quadrados de área para sobreviver. No zoológico, a Juma foi abrigada em um recinto adaptado para as necessidades dela e que tem 259 metros quadrados de área.
“Ela precisa de muito espaço, isso que está dificultando a conservação da espécie. A onça pintada é uma espécie ameaçada, justamente porque ela está perdendo espaço, perdendo biomas, perdendo ecossistemas, por isso ela se torna ameaçada”.
O Bosque Fábio Barreto funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h30.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região