25 de dezembro de 2024

Inmet emite alerta amarelo para chuvas e queda de temperatura no litoral de SP

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), previsão é válida até segunda-feira (1º). Inmet divulgou alerta amarelo para chuvas na Baixada Santista (SP).
Divulgação/Inmet e Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um ‘alerta amarelo’ de perigo potencial para chuvas e queda de temperatura na Baixada Santista, no litoral de São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Com início neste domingo (30), o aviso aponta para uma queda de temperatura entre 3ºC e 5ºC até 9h de segunda-feira (1º). Segundo o órgão, a condição oferece leve risco à saúde.
O outro comunicado do Inmet prevê até 50 milímetros de chuva até a manhã de segunda. Sendo assim, há baixo risco de alagamentos e deslizamentos em algumas cidades. Por isso, é necessário observar possíveis alterações nas encostas e evitar o uso de eletrônicos ligados à tomada.
O cálculo para entender os volumes de chuva deve ser feito em milímetros e metro quadrado, onde 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Desta forma, se o volume de chuva for 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.
Entenda a classificação dos alertas do Inmet
Alerta amarelo
Significa perigo potencial com volume de chuva entre 20mm e 30mm, além de ventos de 40 a 60 km/h. Essa classificação representa baixo risco de alagamentos, queda de energia ou galhos de árvores.
Alerta laranja
Representa um alerta para situações perigosas com um volume de chuva superior a 30 mm e ventos acima de 60km/h. O alerta laranja prevê queda de árvores e queda de energia elétrica.
Alerta vermelho
É o alerta máximo, quando há riscos de enchentes e alagamentos. Nessa situação é previsto um volume de chuva entre 80 mm e 100 mm.
Como evitar acidentes
Ao identificar sinais de ventos intensos, a Defesa Civil orienta a buscar abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias