19 de setembro de 2024

Base Aérea de Canoas começa a operar com voos comerciais noturnos

Primeiro voo será da empresa Latam, que parte do Aeroporto de Guarulhos e tem chegada prevista para às 19h30 deste domingo (30). Medida foi possível após melhorias de iluminação. Operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas
Jornal Nacional/ Reprodução
A Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, iniciou neste domingo (30) a operação com voos comerciais noturnos. A primeira aeronave prevista para aterrissar no aeródromo é da Latam, partindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de chegada às 19h30.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Turismo no RS pode ter prejuízo de até R$ 1,4 bilhão caso Aeroporto Salgado Filho fique fechado até o fim do ano, estima governo
Passagens mais caras e voos limitados: como estão as viagens aéreas com o aeroporto de Porto Alegre fechado
Com a medida, os cinco voos comerciais que operam diariamente no aeródromo serão ampliados para sete – um aumento de 70 para 98 movimentos semanais, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A ampliação está associada à instalação de torres de iluminação e à revisão da estrutura operacional da Base Aérea. A medida permite um acréscimo de pousos e decolagens entre 17h35 e 21h.
O determinação foi aprovado pelo Comando da Aeronáutica e pela Anac.
Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
Operação emergencial e prejuízos
A ampliação da malha aérea faz parte de uma medida para aprimorar o fluxo de rotas na região, já que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado desde 3 de maio e tem previsão de retorno somente no Natal.
O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou em 21 de junho que o terminal vai voltar a realizar as operações de embarque e desembarque de voos, na primeira quinzena de julho. Do local, os passageiros devem ser levados de ônibus para Canoas.
Uma estimativa do governo estadual prevê que o mês de junho encerre com menos de 400 voos, contrastando com os 2,8 mil realizados mensalmente antes das enchentes. Do total, 2,4 mil ocorriam somente no aeroporto da capital.
Aeroporto Salgado Filho alagado durante o mês de maio
RBS TV/Reprodução
Desde 27 de maio, a Base Aérea de Canoas se tornou uma rota alternativa na Região Metropolitana ao receber o primeiro voo comercial da história da unidade. O local é um dos nove aeródromos do estado escolhidos para absorver as operações anteriormente realizadas em Porto Alegre.
As operações comerciais na unidade são feitas pelas companhias Azul, Gol e Latam.
Começou hoje a operação de voos comerciais na base aérea em Canoas, RS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias