Respeito aos povos indígenas e a construção de uma nova humanidade conduziram a narrativa da apresentação do boi da baixa do São José, na noite do domingo (30). Garantido abre terceira noite do Festival de Parintins 2024 valorizando saberes ancestrais
Mauro Neto/Secom
Garantido abriu a terceira noite do Festival de Parintins 2024, no domingo (30), valorizando saberes ancestrais, como parte do projeto “Segredos do Coração”. O bumbá da nação encarnada foi o primeiro a se apresentar no último dia da 57ª edição do Festival Folclórico.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Inspirado no escritor indígena Ailton Krenak, quando diz que “O futuro é ancestral”, o boi-bumbá Garantido levou como narrativa os olhos para o futuro e o respeito e reconhecimento dos saberes dos povos ancestrais.
Um dos grandes momentos da noite foi o Ritual Indígena – item 4, que é avaliado pela recriação de ritos dos povos amazônicos -, que apresentou o rito “Jeroki Kaiowá”, do povo Guarani dos Kaiowá, renovando o exemplo de esperança, mesmo com o território do seu povo invadido por fazendas, desmatado e com rios destruídos.
Antes de entrar na arena, o pajé do Boi Garantido, Adriano Paketá, disse que representar no Festival um povo que ainda é tão perseguido é muito importante.
“O Garantido está grandioso e hoje, para fechar com chave de ouro, vamos apresentar esse ritual pela primeira vez no Festival Folclórico de Parintins. Vamos fazer reverência a esse povo maravilhoso com um grande momento ritualístico e, com certeza, vamos arrepiar a galera vermelha e branca”, destacou Adriano Paketá.
Alegoria do Garantido na última noite do Festival de Parintins 2024
Mauro Neto/Secom
O coordenador de arena do Garantido, Telo Pinto, pontuou sobre os acertos das últimas noites e a busca pelo 33º título.
“Nós estamos com um espetáculo falando da ancestralidade para o futuro, falando realmente dessa esperança que nós temos do futuro. O Garantido vem muito preparado e grandioso. São quatro estruturas artísticas grandiosas e uma grande surpresa na arena”, detalhou o coordenador.
Na Galera (torcida), que concorre ao item 19 do Festival de Parintins, a Karoline Araújo, 27, veio pela terceira vez prestigiar o boi do coração. Para ela, fazer parte do espetáculo apresentado na arena é sempre uma grande emoção.
“Aqui é um dos maiores festivais dos últimos tempos, então tenho todas as expectativas possíveis. Estou aqui para curtir e tenho certeza que o Garantido vai ganhar”, disse Karoline Araújo.
Galera do Garantido na última noite do Festival de Parintins 2024
Mauro Neto/Secom
LEIA MAIS:
Morcego, gavião, cobra, onça: as transformações impressionantes do Festival de Parintins
Isabelle Nogueira representa uirapuru em última noite do Festival de Parintins 2024
Garantido sai de dentro da alegoria ‘Iara e o Boto’ para evoluir no Festival de Parintins 2024
O Festival
A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Caprichoso (azul) e Boi Garantido (vermelho) acontece há 57 edições dentro da arena do Bumbódromo, situado em Parintins, conhecida como “Ilha da Magia”, que fica a 369 km de Manaus.
Durante o Festival, a ilha com pouco mais de 120 mil habitantes, chega a receber essa mesma quantidade de turistas, segundo os órgãos do estado.
Considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins é realizado sempre no último fim de semana do mês de junho. Este ano, a edição acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Vídeos mais assistidos do Amazonas