Bumbá da nação vermelha e branca abriu a última noite do 57º Festival Folclórico, neste domingo (30). Garantido sai de dentro da alegoria ‘Yara e o Boto’ para evoluir no Bumbódromo de Parintins
Patrick Marques/g1 AM
Garantido surgiu no Bumbódromo de Parintins de dentro da alegoria “Iara e o Boto” para fazer a sua evolução na última noite do Festival Folclórico. Em meio a personagens típicos da região amazônica, o touro branco revela, neste domingo (30), os segredos da transcendência.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A evolução do Garantido aconteceu no momento em que o espetáculo explica onde fica a localização do curral do bumbá. O reduto fica a margem do Rio Amazonas, palco de inúmeras histórias amazônicas.
Na apresentação, foi mostrado como o rio é lar de seres naturais, como o boto-rosa, e de lendas do imaginário popular, como a encantadora sereia Iara. Todos eles, junto do boi do povão, vivem em harmonia em um habitat tão característico da região.
Garantido sai de dentro da alegoria ‘Iara e o Boto’ para evoluir no Bumbódromo de Parintins
Patrick Marques/g1 AM
LEIA MAIS:
Garantido abre última noite do 57º Festival Folclórico de Parintins revelando segredos da transcendência
Festival de Parintins: veja o que cada boi vai apresentar na última noite do espetáculo
O Festival
A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Caprichoso (azul) e Boi Garantido (vermelho) acontece há 57 edições dentro da arena do Bumbódromo, situado em Parintins, conhecida como “Ilha da Magia”, que fica a 369 km de Manaus.
Durante o Festival, a ilha com pouco mais de 120 mil habitantes, chega a receber essa mesma quantidade de turistas, segundo os órgãos do estado.
Considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins é realizado sempre no último fim de semana do mês de junho. Este ano, a edição acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Vídeos mais assistidos do Amazonas