Edilene Tavares, representante do item 8, surgiu em meio a primeiro alegoria e representa, nesta noite, a “Rainha das Águas”. Rainha do Folclore surge de cima de alegoria que exalta ‘O Caboco’ da Amazônia
Patrick Marques/g1 AM
A Rainha do Folclore do Garantido, Edilene Tavares, evoluiu no Bumbódromo de Parintins ao surgir de cima da alegoria que exalta “O Caboco” da Amazônia. Nesta última noite, domingo (30), do maior espetáculo cultural do estado, o bumbá da nação vermelha e branca abriu as apresentações.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Edilene, defensora do item 8, surgiu de cima da primeira alegoria do Garantido e representou a “Rainha das Águas”. Ao descer da alegoria, a artista apresentou a evolução do seu item, que é julgado pelos avaliadores do festival.
A alegoria, em que a Rainha do Folclore do Garantido estava, exalta o “caboco amazonense”. Povo característico da região é conhecido por seus modos de pensar, agir e viver, que presa pelo equilíbrio com o meio ambiente. Isto, os tornam, também, guardiões da vida.
Festival de Parintins: veja o que cada boi vai apresentar na última noite do espetáculo
Rainha do Folclore do Garantido surge de alegoria na abertura da última noite do Festival de Parintins 2024
Patrick Marques/g1 AM
O Festival
A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Caprichoso (azul) e Boi Garantido (vermelho) acontece há 57 edições dentro da arena do Bumbódromo, situado em Parintins, conhecida como “Ilha da Magia”, que fica a 369 km de Manaus.
Durante o Festival, a ilha com pouco mais de 120 mil habitantes, chega a receber essa mesma quantidade de turistas, segundo os órgãos do estado.
Considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins é realizado sempre no último fim de semana do mês de junho. Este ano, a edição acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Vídeos mais assistidos do Amazonas