Ao som da toada “Bate Forte o Tambor”, do grupo Carrapicho, Garantido apresentou sua primeira alegoria da noite. Primeira alegoria do Garantido exalta história ‘O Caboco’ da Amazônia
Patrick Marques/g1 AM
A primeira alegoria do Garantido, na última noite do 57° Festival Folclórico de Parintins, exaltou história do “O Caboco’ da Amazônia”. Ao som da toada “Bate Forte o Tambor”, popularizada na voz do saudoso Zezinho Corrêa, vocalista do grupo Carrapicho, o bumbá apresentou sua primeira alegoria neste domingo (30).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O termo “caboco” define homens e mulheres que moram em áreas de mata ou de rios amazônicos. Essas pessoas vivem e agem em equilíbrio com o meio ambiente, comportamentos que os tornam, também, guardiões da vida.
Além disso, os “cabocos” amazônicos buscam confrontar a exploração de humana, animais e da terra como forma de se alcançar um mundo solidário, justo e feliz.
Festival de Parintins: veja o que cada boi vai apresentar na última noite do espetáculo
Primeira alegoria do Garantido exalta história ‘O Caboco’ da Amazônia
Patrick Marques/g1 AM
O Festival
A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Caprichoso (azul) e Boi Garantido (vermelho) acontece há 57 edições dentro da arena do Bumbódromo, situado em Parintins, conhecida como “Ilha da Magia”, que fica a 369 km de Manaus.
Durante o Festival, a ilha com pouco mais de 120 mil habitantes, chega a receber essa mesma quantidade de turistas, segundo os órgãos do estado.
Considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins é realizado sempre no último fim de semana do mês de junho. Este ano, a edição acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Vídeos mais assistidos do Amazonas