26 de dezembro de 2024

Grupos colocam a vida em risco em trilhas clandestinas na Serra do Mar, na Grande São Paulo

Travessia do Funicular, proibida por ser uma das mais perigosas do estado, é frequentada por pessoas que querem percorrer trajeto de uma via férrea abandonada desde 1982. Pessoas botam a vida em risco ao cruzar trilha proibida na Serra do Mar
A Vila de Paranapiacaba, na Grande São Paulo, é um destino turístico do estado que recebe vários turistas. O local é um dos acessos ao Parque Estadual da Serra do Mar, em Santo André, no ABC Paulista. A área tem várias trilhas feitas com o auxílio de guias autorizados. No entanto, um grupo de pessoas tem arriscado a vida em passeios desacompanhados na Travessia do Funicular.
A travessia do Funicular é proibida por ser considerada uma das trilhas mais perigosas do estado. É uma estrada de ferro abandonada, inaugurada em 1867, e ligava Jundiaí a Santos. E para subir a serra do mar, foi construído um sistema que puxava as locomotivas por cabos de aço, que ficou conhecido como Funicular. Esse sistema foi desativado em 1982, e a estrada de ferro está abandonada desde então.
O Fantástico conseguiu uma autorização para, com acompanhamento, mostrar um caminho utilizado pelos operários que construíram a estrada de ferro.
Travessia do Funicular é proibida, mas grupos têm percorrido a estrada de ferro abandonada desde 1982
Reprodução/TV Globo
O trajeto mostra diversos obstáculos. Os mesmos que as pessoas que percorrem a trilha sem autorização têm percorrido, e inclusive filmando para postar nas redes sociais – o que torna a trilha ainda mais perigosa. Essas pessoas se passam por guias para vender o passeio pela trilha proibida.
Os trilheiros da Funicular não se preocupam com o estado precário das estruturas, e nem com as condições climáticas. Como a estrada é inteiramente abandonada, caso algum deles sofra um acidente, o socorro pode demorar muito a chegar. E esse tempo pode ser fatal.
Foi o que aconteceu com Antônio Raphael. Em uma travessia, ele despencou de uma altura de 25 metros, e caiu no leito do rio. Ele sofreu traumatismo craniano e várias fraturas pelo corpo, e morreu. É um dos dois mortos na travessia registrados desde 2020.
A Fundação Florestal que cuida da região tem apenas 50 agentes para patrulhar a área de 438km², equivalente a três vezes a cidade de Santo André, onde fica a Vila de Paranapiacaba.
O Fantástico flagrou pessoas fazendo a travessia. Eles foram avisados que estavam cometendo crime ambiental e foram orientados a recuar, mas fugiram pela mata sem serem alcançados.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias