A tradição, que acontece todos os anos, reuniu cerca de 30 bois do sotaque de matraca, que se apresentaram na avenida São Marçal durante todo o domingo (30). Tradicional Festa de São Marçal em São Luís
Cássia Lima
A tradicional Festa de São Marçal, realizada nesse domingo (30), no bairro João Paulo, em São Luís, reuniu centenas de turistas e brincantes de grupos de bumba meu boi. Cerca de 30 bois do sotaque de matraca se apresentaram durante todo o dia.
Embora não seja considerado santo pela Igreja Católica, no Maranhão São Marçal é considerado protetor dos brincantes de bumba meu boi. Todos os anos, festeiros se reúnem e pedem proteção para finalização e renovação do ciclo junino.
O palco da festa, a avenida São Marçal, contou com diversos grupos de matraca da capital e de cidades do interior do Maranhão. O Boi do Maiobão, o Boi de Maracanã e o Boi Revelação, foram alguns dos grupos que se apresentaram durante o evento.
“Aqui é o encerramento de uma temporada, para fechar com chave de ouro, com o santo padroeiro dos boieiros. Quem tem fé, quem tem devoção, está aqui por amor a brincadeira e amor a tradição”, disse Bernailson Conceição, cantador do Boi do Maiobão.
Tradicional Festa de São Marçal em São Luís