Cobra gigante foi encontrada às margens do rio sucuri, em Bonito (MS). Era pra ser mais um passeio de flutuação tranquilo para o guia de turismo Eder Patrocínio da Cruz, na cidade de Bonito (MS) – a 279 km de Campo Grande. Contudo, uma cena impressionante da natureza chocou todos que estavam no local: uma sucuri foi flagrada “almoçando” um cateto, uma espécie de porco-do-mato. Veja o vídeo acima.
Ao g1, o guia conta que soube por um colega que a serpente tinha acabado de garantir a refeição do dia e foi até o local. Segundo ele, o porco-do-mato foi beber água às margens do rio sucuri, momento em que foi predado pela serpente.
O registro foi feito no sábado (29), durante um passeio de flutuação. Para o passeio turístico, cinco pessoas estavam no barco e todas ficaram impressionadas com o avistamento.
“A emoção foi grande e a adrenalina foi a mil porque é um animal difícil de encontrar, ainda mais com uma presa. O porco do mato foi beber água na beira do rio e a sucuri deu o bote. Todo mundo que estava no passeio ficou impactado”.
Do acervo pessoal, direto para as redes sociais. O guia encantou seus seguidores com as imagens da serpente. No vídeo é possível ver a cobra gigante e o mamífero, já sem vida, enrolado por ela.
Eder relata que a serpente deu um abraço mortal e depois engoliu o animal predado. No momento da filmagem, o profissional garantiu uma distância segura tanto para os turistas que faziam um passeio, quanto para o animal.
“Não me aproximei muito para garantir a segurança do animal e também dos turistas. Em momentos assim é muito importante manter a tranquilidade para não assustar a sucuri. Se estressar o animal, você coloca a situação em perigo”.
Processo de digestão
A sucuri é uma cobra da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes e sua distribuição geográfica é restrita à América do Sul. Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar.
Ao g1, o biólogo Pedro Guimarães esclareceu que o processo de digestão da serpente pode levar semanas, visto que sua pele e órgãos, como o esôfago e o estômago, se dilatam até três vezes mais que o normal para acomodar sua presa.
“O processo de digestão da sucuri é longo, e pode levar mais de 20 dias. É fundamental manter uma distância segura não só para preservá-la, mas também para segurança de quem estiver no local”, disse.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: