27 de dezembro de 2024

‘Anestesiada’, diz estudante selecionada para representar o Acre no programa Jovem Senador 2024

Eglaíny Inácio da Silva tem 18 anos e é estudante do 3º ano do ensino médio da escola Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul. Esta é a quarta vez que a instituição de ensino tem alunos selecionados para o programa que ocorre em Brasília (DF), em agosto deste ano. Eglaíny Inácio da Silva, da escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, é a jovem senadora 2024 do Acre
Arquivo pessoal
“Não sabia se ria, se chorava, se gritava. Foi uma mistura de emoções”.
Isto quem disse foi a estudante Eglaíny Inácio da Silva de 18 anos, selecionada para representar o Acre no programa Jovem Senador 2024, em Brasília (DF), em agosto deste ano. Ela é aluna da escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, e assim como os demais concorrentes estaduais, passou por uma seleção feita por meio de um concurso de redação.
Este ano, o tema do programa é ‘Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia’. O g1 conversou com a estudante, que disse que o processo de escrita foi desafiador, já que não gostava muito de falar sobre política. Inicialmente, segundo a jovem, a ideia era apenas treinar para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O incentivo veio de amigos, familiares e da professora orientadora, Elisângela Oliveira.
“Nisso foi noites e madrugadas assistindo vídeo aula para ter um norte de por onde começar, queria apenas garantir a minha nota. Em um dia qualquer quando estava falando dessa redação com os meus amigos na hora do almoço, um deles pediu pra colocar pra competição, de imediato ri e disse que [a redação] não saia nem da escola mesmo falando isso ele insistiu e fiquei com isso na minha cabeça”, complementou.
O anúncio de que foi escolhida para representar a escola na disputa estadual, segundo ela, a fez duvidar do potencial, já que no momento de escrita da redação, não pode ter erros. No último dia 20 de junho, ela e os demais alunos foram chamados no auditório da escola. Eglaíny imaginava que seria referente à troca de gestão, até que chamaram ‘uma menina do 3º D [turma que ela estuda]’.
“Até que apontaram para mim, falando que não estava olhando muito pro palco, e de fato não estava. Subi muito envergonhada e comecei a ler, até então não tinha nem ideia, comecei lá de cima lendo. Quando cheguei no título , Resultado do Jovem Senador 2024, aí o ‘tremelique’ começou (…) os meus amigos chorando, diretor chorando, professores chorando e eu anestesiada e mergulhada nessas emoções”, comentou.
Jovem Senadora 2024, Eglaíny celebrou a conquista com os alunos da escola Craveiro Costa
Arquivo pessoal
A professora de língua portuguesa que a orientou, Elisângela Oliveira, conta que foram em torno de 300 redações produzidas na escola para a parte final do processo, sendo que destas, dez foram enviadas para a banca examinadora da escola para, então, escolher apenas uma redação representante. Além dela, outras duas professoras de português estiveram diretamente envolvidas.
“O processo de preparação passou por todos os alunos da escola Craveiro Costa. Não costumamos selecionar alunos que já são capazes de produzir um texto dissertativo-argumentativo. Nós oportunizamos a todos os alunos a participação no programa Jovem Senador. Todos eles são convidados à reflexão, ao estudo, à argumentação, ao debate. É a partir disto que eles são convidados a produzir o texto”, disse.
Sobre as expectativas, Eglaíny disse que são as melhores, já que nunca viajou para fora do estado e esta será a segunda vez viajando de avião. O programa acontece na capital federal entre os dias 5 a 9 de agosto, na sede do Senado Federal, no Congresso Nacional.
“Quero aprender um pouco mais sobre a política, para que possa me familiarizar um pouco mais. Conhecer pessoas novas, são 26 estados e o Distrito Federal, culturas totalmente diferentes, creio que será um processo bastante prazeroso e de imensa aprendizagem. A sensação que sinto é como se fosse um desafio a ser enfrentado, pois estarei representando o meu estado e a minha escola. É uma mistura de emoções, mas como sempre falo: ‘confia no processo que dá certo'”, celebrou.
A docente também conta que já esteve envolvida na seleção de outros alunos da escola, mas esta será a primeira vez que irá ao programa em Brasília como professora. “Foi um processo cansativo, mas resultou em bons textos, e não só por termos uma jovem senadora representando a escola, mas por termos alunos que melhoraram a produção de texto neste processo”, complementou.
Professora-orientadora conta sobre processo de seleção da aluna no Jovem Senador 2024
Programa Jovem Senador
O processo de organização e divulgação do programa é feito em Brasília, no Senado Federal, com a equipe do Senado, onde elaboram o edital, fazem a seleção da temática e como vai ser regido o processo. Segundo a coordenadora estadual do programa, Jeane Cristina Souza Aguiar, este ano foram 17 redações inscritas no Acre, inclusive, com participação, inclusive, de uma escola indígena pela primeira vez.
Estudante do interior do AC é selecionada para o programa Jovem Senador 2023: ‘chorei e agradeci muito’
O programa Jovem Senador seleciona estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o país para visitar Brasília e vivenciar o trabalho dos parlamentares no Congresso Nacional. Para participar, o candidato ou candidata deve estar matriculado e frequentar uma escola pública, além de ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2024.
“Faltava uma semana e meia para acabar o prazo de inscrição, nós tivemos que fazer uma mobilização via web, muitas reuniões virtuais com os municípios para poder mobilizar e motivar a participação. Nós tivemos ainda uma adesão razoável, nós tivemos 17 inscritos, dentre eles vários municípios, cada escola podia se escrever com uma redação, então existe um processo que é organizado internamente, que a escola tem autonomia para fazer, para escolher a redação que vai representar a sua escola”, disse.
Estudante celebrou conquista com alunos e demais educadores, inclusive a professora orientadora, em Cruzeiro do Sul
Arquivo pessoal
O processo de avaliação consiste na formação de uma comissão de avaliadores com experiência em correção de redação, que avaliam os textos sem saber o município e nem o autor. Cada estado fica encarregado de escolher as três melhores que serão enviadas à comissão nacional. Este ano, as redações finalistas foram duas de Cruzeiro do Sul e uma de Sena Madureira. Veja abaixo o top 3 de 2024:
1º: Eglaíny Inácio da Silva – vencedora – Escola Craveiro Costa (Cruzeiro do Sul)
2º: Isabella Lopes Alencar da Silva – 2ª colocada – Escola Militar Dom Pedro (Cruzeiro do Sul)
Raissa de Lima Santana – 3ª colocada – Escola Dom Júlio Mattioli (Sena Madureira)
“Existe uma motivação muito grande dos alunos que se dispuseram a participar, eles ficaram muito motivados. Durante a nossa web, nós convidamos a jovem senadora do ano passado, e a professora orientadora (…) e foi grande mesmo o envolvimento. As escolas enviaram relatórios com a quantidade de alunos que participaram. Nós tivemos escolas que conseguiram por volta de 200 redações em uma única escola. Então, foi uma participação expressiva”, complementou a coordenadora.
Os 27 alunos selecionados conhecerão o processo legislativo no Senado Federal e vão elaborar propostas que poderão ser transformadas em projetos de lei. Na visita ao Senado, os estudantes simulam a atuação dos senadores da República numa legislatura que tem uma semana de duração. Eles podem sugerir projetos e tê-los aprovados e publicados no Diário Oficial do Senado Federal.
Histórico
Desde 2008, o Acre envia representantes para o programa. Mas, somente a partir de 2011, os alunos premiados no Concurso de Redação passaram a atuar como Jovens Senadores.
Além deste ano, Cruzeiro do Sul já teve representantes no programa em outras sete edições, sendo o município acreano com o maior número de participações: 2011, 2013, 2015, 2018, 2019, 2022 e 2023.
Rio Branco fica em segundo lugar com seis participações, e Brasiléia com uma. Por conta da pandemia de Covid-19, não houve edições em 2020 e 2021. Esta é a quarta vez que a escola Craveiro Costa leva representantes. Veja abaixo o histórico de representantes da instituição de ensino:
Eglaíny Inácio da Silva – 2024
Giulia Lima Mendes – 2018
Eduarda Moura Pinheiro – 2015 (2ª colocada nacional)
Alex Uilian Almeida de Alencar – 2011
VÍDEOS: g1

Mais Notícias