29 de dezembro de 2024

Idoso com mobilidade reduzida e homem que havia caído de moto há dois dias estão entre turistas que desapareceram em caverna

Os quatro turistas foram encontrados vivos e sem ferimentos. Eles falaram da importância de se contratar um condutor que conheça a região, pois descumpriram uma regra e entraram na caverna sem guia. Equipe durante buscas de desaparecidos no Parque Terra Ronca
Divulgação/Semad
Quatro turistas que desapareceram após entrar em uma caverna no Parque Terra Ronca, em São Domingos, foram encontrados vivos e sem ferimentos. Entre eles estavam um idoso com mobilidade reduzida e outros três homens. Um deles caiu de moto há três dias e está com o joelho lesionado.
“Eles entraram no parque às 14h20 de domingo (30) e o último contato deles com a família tinha acontecido às 22h30, em que relataram que estavam com frio”, contou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em nota.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O grupo, da cidade de Posse, entrou na caverna Terra Ronca 1 sem nenhum guia turístico e apenas com as lanternas dos celulares, o que não é permitido. As buscas contaram com quatro equipes compostas por funcionários da Semad, do ICMBio, militares do Corpo de Bombeiros, além de guias, uma brigada comunitária e moradores da região.
Também foram utilizados drones, que ajudaram a fazer a varredura das áreas. Por volta de meio-dia de segunda-feira (1º), o grupo foi resgatado. Recuperados do susto, eles gravaram um vídeo em que falaram da importância de se contratar um condutor que conheça a região.
“É importante vir com um condutor, mesmo as pessoas que acham que tem experiência. Se não conhecerem muito bem a mata, se não conhecerem o lugar, não vão [sozinhos], porque vai dar errado. Passamos apuro de noite, passamos frio. Graças a Deus, deu tudo certo”, disse um dos homens.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo mostra equipe de buscas correndo para encontrar turistas que desapareceram após entrarem em caverna no Parque Terra Ronca
Turistas que desapareceram após entrarem em caverna no Parque Terra Ronca são encontrados
Turistas desaparecidos conseguiram falar com a família e relataram estarem com frio
Caverna Terra Ronca 1, em São Domingos, Goiás
Clenon Ferreira/O Popular
Segundo a Semad, os turistas são:
Alípio Serra Neto, de 62 anos;
Victor Gabriel Alves e Silva, de 24 anos;
Danilo Maia Barcelos, que não teve a idade divulgada;
Gustavo Pereira Leite, que não teve a idade divulgada.
Parque Terra Ronca
O parque foi criado em 1989, delimitado em 1996. Ele guarda belas cavernas, espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, rios, cachoeiras e sítios ecológicos com reconhecida importância turística.
Estima-se que existam mais de 200 cavernas no interior do Parque – um dos conjuntos espeleológicos mais importantes da América do Sul. Estão lá três das dez maiores cavernas do Brasil, além da que tem o 5º maior portal do País.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Parque Estadual de Terra Ronca (Peter), em São Domingos
Reprodução/Semad
Turistas que desapareceram após entrarem em caverna no Parque Terra Ronca são encontrados
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias