Obra relembra 130 imagens publicadas pelo jornal, que completa 13 décadas. Livro em homenagem aos 130 anos do jornal A Tribuna é lançado
O livro ‘130 anos de Fatos e Fotos – Jornal A Tribuna’, em homenagem às 13 décadas de existência do jornal impresso mais antigo da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, foi lançado para convidados, nesta terça-feira (12), no auditório do Grupo Tribuna, em Santos. O material conta com imagens diversos fatos relevantes sobre a história da região.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O projeto é uma realização do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS), cuja curadoria ficou a cargo do presidente da entidade, Sergio Willians, com apoio da gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo Tribuna, Arminda Augusto, e do repórter fotográfico Silvio Luiz.
O diretor-presidente do Jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini, disse que o jornal é do santista e da Baixada Santista. “A gente fica muito feliz com a presença de vocês, que fazem parte do dia a dia do jornal”.
Livro de fotos com acervo de A Tribuna, em homenagem aos 130 anos do jornal, é lançado no auditório do Grupo Tribuna
g1 Santos
O diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, afirmou que o livro é uma parte pequena da história dos 130 anos do jornal, que está sendo digitalizado. “É uma noite muito emocionante para a gente”.
O livro, de 144 páginas, foi viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult), a Lei Alcides Mesquita, da Secretaria de Cultura de Santos. Ele conta com o patrocínio da empresa DP World e apoio de A Tribuna e da Universidade Católica de Santos (UniSantos), dona da editora Leopoldianum.
Arminda contou ao g1 que, em um primeiro momento, o livro não será comercializado, sendo apenas distribuído durante o lançamento e em outros eventos comemorativos dos 130 anos do jornal.
Livro em homenagem aos 130 anos de A Tribuna é lançado no auditório do Grupo Tribuna, em Santos (SP)
Reprodução/TV Tribuna
Confecção do livro
O presidente do IHGS contou como foi pensada e produzida a homenagem. “Você tem fotos desde 1899 e, depois, fatos da cidade, curiosidades que fomos juntando e trazendo por meio de informações escritas em legenda, para que a pessoa que receber o livro saiba o contexto da imagem”.
Sérgio Willians acrescentou que algumas imagens entraram na seleção pela capacidade de aguçar a memória afetiva de quem tiver acesso à obra.
“A gente tem dois tipos de dificuldade (em um trabalho desse tipo): quando não tem foto e quando tem muita foto. Tivemos um trabalho muito positivo. Alguns fatos tiveram que ficar de fora, mas é um extrato importante”, disse, ele.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos