12 de janeiro de 2025

Polícia Militar registra redução em índices de criminalidade na região oeste do Pará

Um dado significativo é que houve 33 dias sem nenhum homicídio na cidade de Santarém. Comando de Policiamento Regional I
Kamila Andrade/g1
O Comandante do Policiamento Regional I (CPR-I) , coronel Tarcísio Costa, falou nesta quarta-feira (13) sobre os resultados positivos obtidos pela Polícia Militar na região oeste do Pará. A integração de todas as unidades que abrangem os 13 municípios resultou em uma redução de 39% no número de homicídios e 34% no número de roubos no primeiro bimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Conforme os dados do CPR-I, em janeiro e fevereiro do ano passado foram registrados 22 homicídios, enquanto neste mesmo período deste ano foram contabilizados 14. No que diz respeito aos crimes de roubo, houve 319 ocorrências no ano passado e 196 neste ano, durante o mesmo período (janeiro e fevereiro).
De acordo com o comandante, essa redução expressiva é fruto de um trabalho intenso no combate ao tráfico de entorpecentes, que tem sido um dos principais focos das operações policiais. A criação da agência de inteligência do CPR-I possibilitou a obtenção de informações importantes para a prisão de indivíduos ligados ao tráfico, o que têm contribuído para a diminuição não apenas dos crimes relacionados às drogas, mas também de outros delitos.
O comandante ressaltou que, embora todos os crimes sejam preocupantes, os homicídios e roubos são os que mais demandam atenção devido à violência envolvida. Além disso, ele destacou a importância do combate à violência doméstica, ressaltando a atuação da Patrulha Maria da Penha.
“O homicídio é a morte, uma perda de entes queridos, isso não tem como mensurar o preço disso, o sentimento que está envolvido. E o roubo, que a gente tem uma preocupação muito grande, é porque usa da violência contra as pessoas, usa arma de fogo, usa uma faca. Então são os dois índices que a gente tem uma preocupação, um olhar diferente. Mas todos os índices também a gente tem trabalhado e tem conseguido também uma estabilização ou uma diminuição”, destacou Costa.
O superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, delegado Jamil Casseb, também destacou o trabalho da segurança pública como um dos fatores para reduzir esses crimes na região.
“A gente sabe que as facções existem em todo o Brasil, mas o importante é você controlar, não deixar que elas tomem conta de uma região, de uma cidade, de um bairro, de um município. Então, a gente trabalha nisso também para que elas não se organizem e não tomem o controle de certas áreas da nossa cidade. Então, esse combate também vem influenciar diretamente nessa questão desses índices”, enfatizou o delegado.
Seccional de Santarém
Kamila Andrade/g1
Ainda conforme o delegado, um dado significativo é que houve 33 dias sem nenhum homicídio na cidade de Santarém durante o período de janeiro para fevereiro deste ano, o que é expressivo considerando a população de quase 350 mil habitantes. Essa conquista também se reflete em outros municípios da região, com alguns deles registrando períodos longos sem homicídios.
“Dentro das grandes áreas urbanas, dos grandes centros do nosso estado, é um dos maiores números de dias sem qualquer tipo de morte intencional. E isso se reflete também nos outros municípios da nossa regional. Nós temos Curuá há quase dois anos sem homicídio, nós temos Alenquer com vários dias também, Faro, Terra Santa. Apesar de serem municípios pequenos, mas a gente contabiliza esses números como uma grande vitória também”, finalizou Jamil Casseb.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias