4 de janeiro de 2025

Datafolha: 53% dos idosos da cidade de SP têm muito medo de contrair dengue

Pesquisa realizada na cidade de São Paulo nos dias 7 e 8 de março indica que, no geral, 43% dos entrevistados temem muito a doença. Margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. Larvas do mosquito da dengue
Reprodução/EPTV
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (14) mostra que o medo de contrair dengue é maior entre pessoas mais velhas, com renda mais baixa e menos escolarizadas na cidade de São Paulo.
Entre todos entrevistados, 43% responderam que têm muito medo de contrair dengue, enquanto 33% disseram ter um pouco de medo. Outros 23% afirmaram não ter medo.

A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de março com 1.090 entrevistados na capital paulista. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-08862/2024.
Já entre os idosos, que são considerados grupo de risco para a doença, 53% disseram ter muito medo de pegar dengue; 22% um pouco de medo; e 24%, não têm medo.
Do lado oposto, a faixa etária de 16 a 24 anos apresentou o menor percentual dos que afirmam ter muito medo da dengue: 31%. Os que afirmaram sentir um pouco de medo somam 44%, e os que disseram não ter medo, 24%. Veja outras faixas etárias:

A pesquisa também aponta que o medo da dengue é maior entre o grupo com renda familiar de até dois salários mínimos, em que 49% afirmaram ter muito medo da doença, contra 30% do grupo dos que ganham mais de dez salários mínimos.

Em relação ao grau de escolaridade, o temor é menor entre as pessoas com ensino superior, já que 39% disseram ter muito medo da dengue. O percentual sobe para 53% entre os entrevistados que possuem apenas o ensino fundamental.

Sintomas da doença
Os sintomas da dengue são motivo de dúvida para 1 em cada 4 entrevistados na cidade de São Paulo. Quando questionados sobre o nível de informação sobre a doença, 28% disseram estar “mal informados” ou “mais ou menos informados”.
Os que afirmaram estar “bem informados” sobre os sintomas são 72%, enquanto 23% responderam estar “mais ou menos informados” e 5%, “mal informados”.
EditorialAutomáticoSELECIONAR IMAGEMTítuloMulticontent *Insira o título do multicontent a ser anexado
O nível de informação é menor entre os mais jovens. O total de pessoas de 16 a 24 anos que se consideram bem informadas sobre os sintomas da dengue foi de 59%. Entre os idosos, a proporção foi de 75%.
O Datafolha também questionou os entrevistados sobre a vacina contra a dengue. No total, 87% dos paulistanos afirmaram que gostariam de ser imunizados contra a doença, enquanto 13% disseram que não querem receber doses da vacina.

Mais Notícias