Iniciativa realiza o terceiro Encontro Ubuntu neste fim de semana. Entre as atividades, estão oficinas de cuidados e saúde mental, saúde preventiva da mulher, orientação sobre direitos e violências de gênero, rodas de samba e oficinas de escrita. Encontros do projeto Ubuntu
Divulgação
O Instituto Divercidades realiza, neste ano, seis encontros voltados para o acolhimento e a formação de mulheres negras, indígenas, mães e empreendedoras, na Brasilândia, bairro da Zona Norte de São Paulo. A terceira reunião acontece neste sábado (17).
Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O Encontro Ubuntu é uma iniciativa que surgiu do questionamento: “Como pode ser tão difícil ter um tempo para a gente depois que nossos filhos nasceram?”. E busca, através de atividades, o preparo profissional e o lazer de mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social e enfrentam a maternidade.
Os eventos ocorrem a cada 45 dias e duram o dia todo. As atividades incluem:
Oficinas de empreendedorismo
Em que as participantes terão aulas sobre como empreender de forma mais equilibrada e alinhada a sua realidade. Elas também receberão mentoria de negócios durante sete meses e, ao final do projeto, os negócios que tiverem mais potencial receberão investimento de capital semente.
Oficinas Culturais de Ancestralidade e Cuidado
Encontro Ubuntu realiza a sua terceira reunião na Zona Norte da capital
Divulgação
Voltadas para o autoconhecimento, as oficinas terão rodas de conversa que abordam ensinamentos e conceitos da ancestralidade. Além disso, essas mulheres vão poder se maquiar e fazer tranças para trabalhar a autoestima.
Oficina de Escrita Criativa e Produção Literária
Com o foco no desenvolvimento da criatividade, as oficinas de escrita passam por diferentes gêneros da literatura e estimulam a expressão de sentimentos.
Samba e Sarau
As rodas de samba são formadas pensando não só no lazer, mas também em uma reflexão crítica da sociedade. isso é feito através da seleção de músicas que abordam a luta de comunidades marginalizadas e outras questões políticas.
De acordo com o Instituto Divercidades, o objetivo não se resume apenas ao fortalecimento das mulheres participantes, mas também proporcionar lazer e divertimentos para elas. Além disso, o espaço também contará com oficinas infantis e berçário para seus filhos.
Serviço
🗓️Quando? Domingo (17), das 9h às 16h
📍Onde? Emef Jardim Damasceno I | Av. Dep. Cantídio Sampaio, 4.798 – Jardim Brasília, Zona Norte
💲Quanto? Grátis