Os pacientes permanecem hospitalizados e passam bem. Cirurgias de tumor cerebral com mapeamento de emoções são realizadas pela 1ª vez em SE
Duas cirurgias de tumor cerebral com mapeamento das áreas da emoção foram realizadas em Sergipe pela primeira vez. Os procedimentos aconteceram no Hospital Cirurgia, em Aracaju, através de uma parceria com um especialista espanhol, que é pioneiro na técnica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
A metodologia aplicada pelo médico espanhol Jesús Fernández para o mapeamento das emoções foi aplicada pela primeira vez em fevereiro de 2023, na cidade de Barcelona, na Espanha, e desde então ele tem viajado o mundo com uma equipe multidisciplinar para compartilhar o método com outras equipes médicas. O médico é aluno do idealizador da neurocirurgia com paciente acordado, o francês Huges Duffau.
A técnica que ele utiliza consiste em manter o paciente acordado e apresentar a ele imagens que despertem sentimentos e, dessa forma, a equipe médica possa retirar o tumor e trabalhar diretamente na preservação das partes do cérebro que são responsáveis pelas emoções.
Especialista Jesús Fernández
HC/SE
“Minha principal motivação foi ver que existe um ser humano que se preocupava em, além de tirar um tumor, cuidar em preservar a qualidade de vida do paciente . Isso para mim foi uma inspiração para desenvolver nosso próprio projeto e tentar validá-lo em vários lugares do mundo expandindo essa filosofia”, explicou o médico Jesús Fernández.
Pacientes interagem com imagens apresentadas pelas equipes
HC/SE
O Hospital de Cirurgia afirmou que a parceria com a equipe espanhola foi mais uma conquista para a unidade de saúde. “O Serviço de Neurocirurgia do HC é referência em Sergipe e no Brasil, então, essa experiência que tivemos, recebendo a equipe de Dr. Jesús, mostra que aqui realizamos cirurgias de alto nível e que nossos profissionais são qualificados e com capacidade para realizar as mais evoluídas cirurgias”, explicou o neurologista do HC, Augusto Esmeraldo, que também atuou nos procedimentos.
Os dois pacientes que se submeterem à cirurgia são um rapaz, de 29 anos, de São Cristóvão e uma mulher, de 45, de Santo Amaro das Brotas. Os dois permanecem na unidade e respondem bem ao procedimento cirúrgico.
Cirurgias com método pioneiro são realizadas em Sergipe
HC/SE