‘Vingadores: Guerra Infinita’ e ‘O Clone’ são algumas das produções que foram filmadas nos Lençóis Maranhenses. Confira a lista. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
TV Mirante
Cercado por dunas brancas e lagoas cristalinas, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, agora Patrimônio Natural da Humanidade, já serviu como cenário para diversas produções do cinema e da televisão, tanto nacionais quanto internacionais.
O g1, reuniu em uma lista, algumas produções que tiveram como cenário os Lençóis Maranhenses. Veja abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
O filme “Vingadores – Guerra Infinita” foi gravado nos Lençóis Maranhenses para reproduzir o planeta Vormir
Reprodução
Parte do sucesso da franquia mais conhecida da Marvel, “Vingadores”, gravou parte das cenas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em junho de 2017. A produção contou com a participação 40 pessoas, aproximadamente, entre profissionais da Disney e da Brazil Production Services (BPS).
Segundo o produtor executivo da BPS, Thiago da Costa, a região foi escolhida pela Disney pelo seu visual único no mundo, que se encaixava com certas cenas da história que demandavam uma paisagem especial e fora do comum. O cenário foi utilizado para criar a atmosfera do planeta Vormir.
Profissionais brasileiros e americanos participaram da gravação de cena do filme no Maranhão
Divulgação/BPS
Foram gravadas as dunas e a água sob a luz do sol, nos horários entre 07h a 10h e 15h a 18h, durante três dias. Inclusive, segundo a BPS, será possível reconhecer os Lençóis Maranhenses na tela do cinema.
“Veio um supervisor de efeito especial, que falou pra mim que as imagens ficaram muito boas, que foram incorporadas no filme e que os Lençóis podem ser reconhecidos quando passarem na tela do cinema”, disse Thiago.
Sobre o processo de gravação das cenas no Maranhão, a BPS contou que houve um grande esforço da equipe por ser complicado filmar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, já que é uma locação muito remota.
“Nós precisamos mandar um produtor de campo com um mês de antecedência para fazer uma visita técnica de alguns dias e entender todos os detalhes de logística da área. O plano de transporte da equipe e técnicos durante a filmagem requer veículos 4×4 para atravessar áreas alagadas e acessar certas partes do parque. Ao chegar na parte das dunas, ainda foi preciso uma pequena frota de jipes que utilizamos para subir e descer as dunas e acessar os lugares e lagoas mais bonitos”, contou a produtora.
A Casa de Areia (2005)
O filme, que reuniu Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha, para atuarem juntas em um longa-metragem, A Casa de Areia também utilizou as dunas dos Lençóis Maranhenses como cenário
Reprodução
O filme, que reuniu Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha, para atuarem juntas em um longa-metragem, “A Casa de Areia” também utilizou as dunas dos Lençóis Maranhenses como cenário.
A escolha do cenário se deu pelas vastas dunas e a imensidão das areias dos Lençóis Maranhenses, para narrar a vida de duas gerações de mulheres vivendo em um ambiente isolado, Áurea (Torres) e Maria (Montenegro). O filme chegou a concorrer ao prêmio Estrela de Ouro, dentro do 6º Festival Internacional de Cinema de Marrakech em 2006.
As filmagens, que aconteceram no município de Santo Amaro, no Maranhão, duraram dois meses
Reprodução/Globo Filmes
Durante uma entrevista à TV Globo, a atriz revelou que as filmagens no município de Santo Amaro, no Maranhão, duraram dois meses. O diretor Andrucha Waddington passou cerca de seis meses preparando o local para a chegada da equipe de produção.
“Santa Amaro é um lugarejo do fundão do Brasil. Algo bem perto de uma vida primitiva. Lá, ele alugou entrepostos de pescadores, levou um pizzaiolo e criou um restaurantezinho onde poderíamos comer algo mais comum, além do peixe salgado e frutas típicos da região. Chamávamos o ‘acampamento’ de K2, em referência ao Monte Everest, já que foi montado na primeira grande duna da região. Em alguns locais, não era permitido utilizar sabonete, pasta de dente, nada químico, por causa das regras do Ibama para não perturbar o equilíbrio ecológico – conta a atriz”.
Além de Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, participaram Stênio Garcia, Haroldo Costa, Emiliano Queiroz, e os cantores Luiz Melodia, Seu Jorge e Jorge Mautner. Em 2006, o filme recebeu o Grande Prêmio Cinema Brasil nas categorias de melhor direção de arte, figurino e maquiagem.
LEIA MAIS:
Lençóis Maranhenses são oficialmente Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco
Lençóis Maranhenses: saiba quando ir, como chegar e o que visitar no agora Patrimônio Natural da Humanidade
VÍDEO: Veja o momento em que os Lençóis Maranhenses são declarados Patrimônio Natural da Humanidade
Conheça cinco curiosidades do agora Patrimônio Natural da Humanidade
Da Cor do Pecado (2004)
Um dos casais mais conhecidos das telinhas, Paco (Reynaldo Gianecchini) e Preta (Taís Araújo), também tiveram cenas gravadas nas paisagens
Reprodução/TV Globo
Um dos casais mais conhecidos das telinhas, Paco (Reynaldo Gianecchini) e Preta (Taís Araújo), também tiveram cenas gravadas nas paisagens. Na novela da Rede Globo escrita por João Emanuel Carneiro, os protagonistas vividos por Reynaldo Gianecchini e Taís Araújo protagonizaram momentos românticos nas dunas e lagoas do parque.
LEIA MAIS:
Lençóis Maranhenses são oficialmente Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco
Lençóis Maranhenses: saiba quando ir, como chegar e o que visitar no agora Patrimônio Natural da Humanidade
Lençóis Maranhenses: conheça cinco curiosidades do agora Patrimônio Natural da Humanidade
Em novembro de 2003, a equipe passou um mês no Maranhão para gravar cenas da novela. O núcleo da protagonista Preta (Taís Araújo) foi estabelecido em São Luís, com filmagens realizadas nas ruínas da cidade histórica de Alcântara, na Praia Ponta d’Areia e nos Lençóis Maranhenses.
Um fato curioso sobre a novela é que, em uma das cenas, os personagens Preta e Paco pegam um ônibus no centro histórico de São Luís para chegar aos Lençóis Maranhenses. No entanto, enquanto na trama o trajeto parece durar apenas alguns minutos, na realidade, a viagem leva cerca de cinco horas, pois a distância entre São Luís e o parque é de aproximadamente 250 km.
O Clone (2001)
Escrita por Glória Perez, “O Clone” usou como cenário da emblemática cena do encontro entre Léo (Murilo Benício) e Albieri (Juca de Oliveira), os Lençóis Maranhenses
Reprodução/TV Globo
Escrita por Glória Perez, “O Clone” usou como cenário da emblemática cena do encontro entre Léo (Murilo Benício) e Albieri (Juca de Oliveira), os Lençóis Maranhenses. A novela, que mistura clonagem e cultura árabe, incluiu cenas filmadas no parque para recriar o deserto do Saara.
No desfecho da trama, os personagens Albieri e Léo desaparecem nas dunas do parque maranhense. As filmagens foram feitas em 2001, na Lagoa Bonita, na região de Barreirinhas.
Lençóis Maranhenses são declarados Patrimônio Natural da Humanidade