‘Fábrica de Amor’, realizada por 40 voluntárias do Paraná, pretende proporcionar para crianças um ato de carinho. Pelo menos 500 ‘anjos’ devem ser enviados para o estado ao fim do projeto. Paranaenses fazem ‘anjos’ para crianças que perderam brinquedos em enchentes no RS
Um grupo de voluntárias se uniu em Ampére, no sudoeste do Paraná, para fabricar 500 bonecas para crianças que perderam todos os brinquedos nas enchentes atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano.
Junto aos brinquedos, que representam anjos, as voluntárias também vão enviar para as crianças produtos de higiene e cartinhas com palavras de carinho. Tudo vai dentro de mochilas que também são feitas pelas artesãs.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
“Caso precise de um abraço quente, minhas asinhas vão lhe envolver. Tudo vai ficar bem! Com muito amor, seu anjo da Fábrica de Amor”, diz uma das cartas.
As voluntárias integram o projeto “Fábrica de Amor”, que começou com três mulheres, cresceu e conta atualmente com cerca de 40 voluntárias.
Bonecas são entregues em mochila feita pelas artesãs e com carta
RPC Foz do Iguaçu
A ideia para a iniciativa surgiu em uma conversa sobre como o grupo poderia ajudar as crianças do estado, como conta a advogada Solange Hofmann.
“Nós ajudamos com várias doações, dentro das campanhas que foram realizadas, e achávamos que deveríamos fazer algo a mais”, lembra ela.
Depois da ideia, as amigas decidiram pedir tecidos em fábricas da região. A quantidade de doações foi maior do que elas esperavam e, com isso, elas estipularam a meta.
LEIA TAMBÉM:
Fé: Menino constrói a própria igreja aos 13 anos no Paraná e sonha ser padre
Veja vídeo: Jovem do Paraná vive com ‘olho de gato’, condição ocular rara
Artesanato: Hiperfoco de jovem se transforma em personagem e vira meio de conscientização
Voluntárias fazem bonecas para crianças que perderam brinquedos nas enchentes do RS
RPC Foz do Iguaçu
‘Terapia’
Dona Leci Gonzatto de Castro conta que costurou mais de 400 vestidinhos e encontrou na prática uma terapia.
“Para mim foi muito bom, porque eu tive problema de câncer e isso me ajudou muito. Eu estava muito deprimida e esse é um trabalho que me ajudou muito, muito, muito mesmo. Assim a gente se sente útil”, diz emocionada.
Voluntárias fazem bonecas para crianças que perderam brinquedos nas enchentes do RS
RPC Foz do Iguaçu
A agricultora Tania Sagioratto começou a participar da Fábrica de Amor a convite da cunhada. Para produzir as bonequinhas, ela precisou aprender a costurar a flor que enfeita os vestidos. Ela conta que estava passando por uma situação difícil quando o convite chegou, mas que fazer parte do projeto a faz ressignificar questões pessoais.
“Numa tarde que eu estava bem triste, ansiosa, nem sei o motivo porque eu passei nessa rua, dificilmente passo aqui. Eu passei ali e minha cunhada estava na porta, eu conversei com ela, eu pedi: ‘O que que tu tá fazendo aqui?’. Ela disse: ‘Nós estamos fazendo umas bonequinhas para o pessoal do Rio Grande do Sul, não quer participar?’ Na outra semana eu vim, comecei e não consigo mais parar”, conta.
Para a artesã Sara Jane de Mattos Bellé, o grupo representou uma esperança: a mãe dela desenvolveu um quadro de demência precoce, e, participando da Fábrica de Amor, tem a possibilidade de estar entre amigas.
“Ela tem dificuldade para estar entre pessoas e, por incrível que pareça, ela está ali no meio de todo mundo, conversando, vestindo os anjinhos, tentando fazer alguma coisa. Está muito legal”, compartilha.
O grupo ainda está recebendo doações para comprar os materiais necessários e finalizar as produções. A expectativa, segundo Sara Jane, é que cada um dos brinquedos represente um acalento para as crianças gaúchas.
“Queremos levar pessoalmente, entregar em mãos e entregar um abraço junto […] Me sinto muito agradecida. Aquela sensação de estar fazendo algo que está fazendo muito bem. Eu acredito que cada anjinho vai trazer alegria para alguém, mas está fazendo muito bem para nós também”, diz.
Voluntárias fazem bonecas para crianças que perderam brinquedos nas enchentes do RS
RPC Foz do Iguaçu
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.