Evento segue na noite deste sábado (27) com mais tarefas a serem cumpridas pelas duas equipes. Equipe Raça vibrou do começo ao fim das suas apresentações
Equatorial / Divulgação
A primeira noite da 19ª Gincana Cultural de Belterra, oeste do Pará, na sexta-feira (26), foi marcada pelas energias vibrantes das Equipes Raça (azul e branco) e Os Piratas (vermelho e branco). O palco da disputada é a quadra de eventos da Praça Brasil.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“O nosso objetivo hoje, além de querer conquistar o 10º título, é também fazer um belo evento. São 90 anos de história de Belterra. Viemos mostrar para toda a população o que tem de melhor em nossa cidade”, ressaltou a representante da Equipe Os Piratas Telma Galvão.
“Participar da Gincana em 2024 é uma emoção muito grande. Porque nós, da Equipe Raça, amamos vestir as cores azul e branco. É uma festa tradicional que começou em 96 e a nossa equipe surgiu de uma grande união de pessoas que amam Belterra”, destacou a representante da Equipe Raça, Emanuele Farias.
O evento anual tem como principal objetivo incentivar o resgate cultural e estimular a criatividade da população belterrense, promovendo a maior manifestação cultural da cidade. Este ano, a gincana conta com o patrocínio da Equatorial Pará.
O analista da gerência de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, Meciano Feitosa, parabenizou a organização do evento. “É a diversidade cultural do povo paraense com muita energia, beleza e força. A Equatorial Pará vem valorizar ainda mais as manifestações culturais que dão mais brilho e vida a nossa população. Parabéns a todos os envolvidos.”
A Gincana Cultural de Belterra é regida pela Lei Municipal nº 101/03 de 01 de outubro de 2003. Criada no ano de 1996, como uma brincadeira de férias promovida pela então professora Maria Ligia Mônica e seu colega André Cavalcante, o evento começou a ganhar espaço e foi inserido no calendário oficial de eventos do município.
Apresentação da equipe Os Piratas
Equatorial / Divulgação
Em mais um ano de realização, a gincana acontece na Quadra de eventos da Praça Brasil, palco oficial das disputas entre as equipes Raça e Os Piratas. De acordo com a coordenação, a maior manifestação cultural de Belterra deve reunir aproximadamente 10 mil pessoas nos dois dias de evento. A programação tem continuidade na noite deste sábado (27), com mais tarefas a serem cumpridas pelas equipes.
Equipe Raça
A equipe Raça surgiu no dia 05 de janeiro de 1996 e foi formalizada em 15 de setembro de 2005 como Associação Belterrense, Cultural, Esportiva e Educativa Raça – (ASBELCEER), através de um grupo de amigos e amigas que reuniram-se para discutir a formação de uma equipe com vistas a participar da 1ª Gincana Cultural do município.
A equipe Raça é conhecida pelas cores azul, inspiração celestial, e branco harmonia e paz, e conta com um mascote representado por um halterofilista com uma mão fechada e a letra R, simbolizando força, garra, determinação e vontade de vencer.
A equipe foi campeã por seis vezes nos anos de 1997, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2014 e está em busca da 7ª vitória na Gincana Cultural de Belterra.
Equipe Os Piratas
A Associação Cultural, Educativa e Desportiva Os Piratas (Acedespi) do Município de Belterra é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, criada pela Equipe de Gincana Cultural Os Piratas e mantida por seus associados desde sua fundação em 15 de janeiro de 2003.
As ações da Acedespi são regidas pela solidariedade, pluralidade, cidadania e parceria, e desde sua fundação tem desenvolvido, apoiado e estimulado atividades sociais, recreativas, esportivas e qualquer atividade que contribua para o desenvolvimento artístico, histórico e para preservação ambiental.
Durante sua participação na Gincana Cultural de Belterra, maior evento do município, a Acedespi, mais conhecida como Equipe Os Piratas, é a maior vencedora conquistando 9 títulos.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região