10 de janeiro de 2025

De férias com o g1: passeio de caiaque pelo Rio Poti revela nascente de água cristalina e ‘ilha’ de árvores fossilizadas

O g1 foi a um passeio no coração da capital Teresina, no Rio Poti, e mostra, em primeira mão, fotos exclusivas da obra do Museu de Paleontologia, que está sendo construído dentro da Floresta Fóssil. Passeio pelo Rio Poti revela nascente de água cristalina e ‘ilha’ de fósseis
A população de Teresina convive com dois rios que banham a cidade: Parnaíba e Poti. Diariamente, a cidade olha para o rio, mas você já experimentou olhar a cidade de “dentro” do rio? O De férias com o g1 apresenta agora o passeio de caiaque pelo Rio Poti, que revela uma nascente de água cristalina e uma “ilha” de árvores fossilizadas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Além do passeio de caiaque pelo rio, o g1 também mostra fotos exclusivas da obra do Museu de Paleontologia, que está sendo construído dentro do Parque Floresta Fóssil e tem previsão de entrega para ainda este ano.
Veja a galeria de fotos ao fim da reportagem
Parque Floresta Fóssil tem Museu de Paleontologia e área verde com mais de 15 hectares.
Passeio de caiaque
O passeio de caiaque é realizado por uma agência de turismo especializada em esportes radicais no Piauí, em parceria com o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
A partida é do Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado ao lado do Parque Floresta Fóssil, e o custo é de R$ 70. Para crianças de até 12 anos existe a opção do caiaque duplo que tem espaço para duas pessoas, permitindo acompanhamento de um adulto.
Durante o passeio de caiaque em baixo da ponte Juscelino Kubitschek é possível ver as estruturas da antiga ponte do período colonial
Lívia Ferreira/g1 PI
“Esse passeio existe há quase oito anos e nós estamos conseguindo transformar o pensamento dos teresinenses para que cultivem o sentimento de pertencimento pelos seus espaços e isso inclui os rios. Há quem diga que Teresina não tem nada pra fazer, mas será mesmo? Aqui nós provamos o contrário”, explicou especialista em turismo de aventura e guia de turismo Maurício Adrenalina.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Conforme o guia, algumas pessoas pensam que há mau cheiro ou sujeira no Rio Poti, mas segundo ele, o trecho percorrido pelo passeio é bastante limpo. Maurício afirmou que conseguiu fechar, recentemente, três canos de esgoto que despejavam dejetos diretamente na água do rio, apenas conversando com os proprietários.
A primeira parada do passeio foi em uma das nascentes do rio, na margem na Avenida Marechal Castelo Branco. A água é tão limpa e cristalina, brotando entre as pedras, que é possível beber. Outra nascente fica dentro do Parque Floresta Fóssil que terá uma ponte de acesso para os visitantes contemplarem.
“Aqui é um lance bem sensorial. É preciso ver e ouvir as histórias que o rio conta. A partir do momento em que você entra na água com o caiaque parece que você liga uma tomada e começa a sentir melhor, ver melhor, cheirar melhor”, afirma Maurício.
Caiaque e árvores fossilizadas: passeio pelo Rio Poti ‘ilha de pedras’ árvores fossilizadas
Lívia Ferreira/g1 PI
Depois a expedição seguiu até a Ponte Juscelino Kubitschek, que liga as avenidas Frei Serafim e João XXIII, para ver as estruturas ainda existentes da primeira ponte improvisada que ligava Teresina à estrada que dava acesso ao litoral do Piauí, isso ainda no período colonial.
Em seguida, é feita a volta na ponta, retornando para o CEA. Nesse momento, se o rio não estiver em época de cheia, é possível também passar debaixo de um pilar da ponte JK. A parada final do percurso, depois de fazer a curva na ponte e subir o rio, é uma “ilha de pedra” com troncos fossilizados.
Além do passeio de caiaque, o público que prefere aventuras terrestres, pode usufruir do espaço do Centro de Educação Ambiental. “É importante que as pessoas abracem também o CEA como uma casa deles. Tem um píer maravilhoso, onde você pode contemplar o pôr do sol”, disse Maurício.
No passeio de caiaque pelo rio Poti é possível ver a construção do Museu de Paleontologia dentro do Parque Floresta Fóssil
Lívia Ferreira/g1 PI
“Dá até para pescar, se trouxer uma vara, mas aqui é o ‘pesque e solte’. Não garanto que você vai pegar muitas piabas gigantescas. Há também um lugar para você tirar uma onda de camping e acampar às margens do rio, com toda a segurança do espaço”, completou o guia.
O Centro também oferece palestra sobre meio ambiente e turismo; indicação de pontos turísticos em todo o Piauí para visitação, consultoria ambiental para escolas, faculdades, famílias e grupos de amigos. Além disso, no local é possível fazer piquenique.
Museu de Paleontologia
Considerado patrimônio cultural e um sítio paleontológico do Brasil, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Parque Floresta Fóssil, em Teresina, é um sítio natural datado da era paleozoica (período permiano), onde troncos permineralizados permanecem em posição vertical.
Museu de Paleontologia em construção no Parque Floresta Fóssil, em Teresina
Lívia Ferreira/g1 PI
Ao g1 o engenheiro responsável pela obra do museu no Parque Floresta Fóssil, Matheus Costa Santos, explicou que são mais de 2.000m de construção civil, sendo três prédios principais: o Museu de Paleontologia, no lado sul do parque, com acesso pela Avenida Marechal Castelo Branco, o Apoio ao Turista, no lado leste, na Avenida Raul Lopes, e o prédio administrativo.
“A obra é a implantação da infraestrutura do parque. No museu, quem vier visitar, vai poder deslumbrar e ver um projeto museográfico, que vai mostrar os fósseis que temos aqui. A obra conta também com o estacionamento, uma via pavimentada e trilhas com mais de 2km para quem gosta de passear ao ar livre, dentre outras coisas”, detalhou o engenheiro.
O Parque Floresta Fóssil tem uma área verde com mais de 15 hectares, contando o lado sul e o lado leste. Atualmente ele não está aberto para visitação, mas com a ajuda de um guia, as pessoas podem explorar alguns fósseis às margens do rio Poti.
Galerias Relacionadas
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
o

Mais Notícias