9 de janeiro de 2025

Morre Elias Belmiro, violonista que já fez concertos na Europa, mas vivia nas ruas de Vitória

Músico faleceu neste sábado (27), aos 56 anos, após anos de batalha contra o alcoolismo. Belmiro alcançou projeção internacional por sua interpretação da obra de Heitor Villa-Lobos. Morre o violonista Elias Belmiro aos 56 anos em Vitória, Espírito Santo.
TV Gazeta
Morreu neste sábado (27) o músico Elias Belmiro, aos 56 anos, em Vitória. O violonista deixa um filho. Conhecido por sua técnica aprimorada e já tendo realizado apresentações fora do país, atualmente, morava nas ruas da capital.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo informações de amigos, Belmiro faleceu dormindo, próximo à Rua Sete de Setembro, no Centro da cidade, a possibilidade é que tenha sido vítima de um infarto. No final da manhã, familiares estiveram no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória para fazer a liberação do corpo do músico.
O violonista enfrentou uma batalha contra o alcoolismo ao longo de anos, e chegou a se afastar da música em mais de uma ocasião. Passou por atendimentos em clínicas particulares e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Vitória. Apesar dos esforços, voltou a enfrentar dificuldades e retornou às ruas por mais de uma vez, situação dos últimos meses.
Elias Belmiro foi morar nas ruas por causa do vício em álcool
Carlos Palito/TV Gazeta
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Referência no violão contemporâneo do Espírito Santo, o músico emocionou o país em 2020, quando sua história foi exibida no programa Fantástico, da TV Globo.
Em fevereiro do ano passado, retornou aos palcos com o show “Reencontro”, celebrando uma nova fase da carreira. O repertório incluiu faixas autorais de um álbum homônimo já lançado por Belmiro, repletas da linguagem do violão solo brasileiro e do choro, além de releituras de músicas clássicas.
Informações sobre o velório e o sepultamento do músico não foram divulgadas pela família.
Reconhecido internacionalmente
Um dos CDs gravados por Elias Belmiro
Reprodução/ TV Gazeta
Em sua trajetória, Elias Belmiro alcançou projeção nacional e internacional por sua interpretação da obra de Heitor Villa-Lobos. Seu currículo reuniu concertos como solista convidado na Espanha, Inglaterra, França e Alemanha, além da participação no Quinteto Maurício de Oliveira, em homenagem ao também violonista Maurício de Oliveira (1925-2009).
Homenagens
Morre o violonista Elias Belmiro aos 56 anos em Vitória, Espírito Santo.
TV Gazeta
Nas redes sociais, mensagens e homenagens ao músico foram publicadas. O g1 conversou com o maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), Helder Trefzger, que falou sobre a técnica apurada do trabalho de Belmiro.
“É uma tristeza. Elias era realmente um violonista profissional com uma técnica muito apurada, que permitia que ele executasse obras extremamente complexas e conseguisse um resultado muito bom. É uma tristeza, ele vai muito jovem. Agora fica a lembrança, principalmente, pelo enorme talento dele e como fez a diferença com o violão nas mãos, vamos lembrar dele por causa disso”.
Orquestra Sinfônica do ES e violonista Elias Belmiro se apresentam juntos em Vitória
O maestro falou sobre a apresentação do músico com a Oses, sob a sua regência, em dezembro de 2021, como solista convidado em um concerto de Natal.
“O concerto foi o ápice do esforço dele, uma das coisas que tinha como meta era justamente a possibilidade de tocar de novo com uma orquestra, e ele conseguiu, tocou ‘Concerto para violão e orquestra de Aranjuez’, obra-prima mundialmente conhecida. Foi muito emocionalmente para nós todos, ele mostrou realmente o quão especial era”, lembrou.
Nas redes sociais, o governador Renato Casagrande se manifestou:
“Hoje, a música capixaba perdeu um grande talento, Elias Belmiro. Que sua memória e história de superação nos inspire a cada dia. Minha solidariedade aos seus familiares e amigos”, publicou.
Elias Belmiro se apresentará com Orquestra Sinfônica do ES em Vitória
Reprodução/TV Gazeta
Investigação
A Polícia Civil informou que o caso foi registrado como encontro de cadáver. O corpo foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
O procedimento foi encaminhado para ao Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), que aguarda o resultado dos exames para definir se haverá instauração de inquérito, caso seja constatada morte violenta.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias