9 de janeiro de 2025

Casal de adolescentes de 15 e 17 anos abandonou filho recém-nascido em banheiro de posto de saúde em SP, diz polícia

Garota de 15 anos e namorado de 17 anos foram responsabilizados pela delegacia de São Bernardo do Campo. Eles vão responder em liberdade por ato infracional de abandono de incapaz. Câmera gravou momento que adolescente deixa menino em UPA. Polícia procura por mulher que abandonou bebê em banheiro de UPA no ABC Paulista
A Polícia Civil confirmou que um casal de adolescentes foi quem abandonou no último domingo (21) um recém-nascido no banheiro de um posto de saúde em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Câmeras de segurança da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Baeta Neves, gravaram o abandono e encontro do bebê (veja vídeo acima).
Segundo a Delegacia Seccional da cidade informou à reportagem neste sábado (27), uma garota de 15 anos e o namorado dela, de 17 anos, são pais do menino. A criança tem uma semana de vida, atualmente, e está internada num hospital sob a guarda da Justiça.
Como são menores de 18 anos de idade, os adolescentes vão responder em liberdade pelo ato infracional de “abandono de incapaz”. A mãe da criança é quem aparece no vídeo entrando com o bebê enrolado em panos. Depois, o menino aparece sendo acolhido por funcionários da unidade de saúde.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
“Os dois [adolescentes], com medo de levar a gravidez adiante, e depois, com medo de terem que criar o bebê, já tinham combinado que iriam abandoná-lo”, disse a delegada seccional Kelly Cristina Sacchetto.
De acordo com a delegada, nem os adolescentes e nem os responsáveis por eles ficarão com a criança. A Justiça que decidirá o futuro do bebê.
A mãe do menino decidiu abandoná-lo após dar a luz a ele na casa dela, segunda a polícia.
Criança é encontrada em banheiro de UPA em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Reprodução
Identificação
Os policiais do 6º Distrito Policial (DP) de São Bernardo do Campo identificaram o casal de adolescentes após analisarem as imagens das câmeras. Eles verificaram que a mãe do bebê havia chegado ao posto de saúde num carro por aplicativo. Depois de localizarem o motorista pela placa do veículo, chegaram até a garota.
Acompanhada por um responsável, a adolescente foi ouvida nesta semana pela polícia e inicialmente mentiu, dizendo que o filho não era dela e que o havia encontrado num matagal. E depois decidiu levá-lo a um hospital. Mas depois, acabou confessando o abandono. Dizendo ainda que o namorado e ela decidiram entregar a criança no posto de saúde.
Junto com o bebê estava um bilhete: “Boa tarde. Por favor, cuidem bem dele e o leve ao médico”.
Segundo a Prefeitura de São Bernardo, o menino foi encaminhado para o Hospital da Mulher, onde permanecia sob cuidados médicos. O bebê passou por tratamento de antibióticos, e a previsão de alta é dentro de 30 dias.

Mais Notícias