Convenções dos dois partidos foram realizadas entre a manhã e a tarde deste sábado (27), na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Gabriel Azevedo (MDB) e Paulo Brant (PSB) durante convenção partidária.
Alexandro Ribeiro/TV Globo
O MDB oficializou em convenção partidária neste sábado (27) a candidatura de Gabriel Azevedo para a Prefeitura de Belo Horizonte. O PSB também vai compor a chapa e indicará o vice, Paulo Brant.
Apoiadores, lideranças políticas e pré-candidatos a vereador estavam no Plenário e na galeria do Legislativo.
Gabriel chegou acompanhado de Brant, cuja candidatura a vice foi oficializada na convenção do PSB, que ocorreu em seguida, logo após a do MDB.
Gabriel Azevedo é advogado, jornalista e publicitário. Foi eleito vereador de belo horizonte pela primeira vez em 2016 e reeleito em 2020. Atualmente, é presidente da Câmara Municipal.
No discurso, ele reforçou a importância da democracia e disse que, se for eleito, espera um legislativo independente. Azevedo ainda frisou a defesa de três pilares que dão nome à coligação: teto, trabalho e transporte.
“Criando teto, e esse tipo de teto que acolhe quem tá na rua, que acolhe quem corre risco, que acolhe jovens, que gera imóveis com menos valor e o menos aluguel caro, isso vai trazer prosperidade pra Belo Horizonte. […] Vamos gerar qualidade de vida e, sobretudo, a partir dessa indução, nós vamos gerar trabalho”, disse.
ELEIÇÕES 2024: Em meio a crise com Kalil, Álvaro Damião é confirmado como vice de Fuad na chapa que busca reeleição
Vereador Gabriel atuando como presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte
Abraão Bruck/ CMBH
Histórico na Câmara
Gabriel Azevedo foi eleito vereador em 2016 na mesma chapa que elegeu o ex-prefeito Alexandre Kalil. Anos depois, os dois romperam o parlamentar se tornou crítico ferrenho do ex-dirigente do Atlético.
Azevedo se reelegeu para a Câmara Municipal da capital em 2020 pelo Patriota. Crítico à necessidade de filiação partidária, foi expulso da legenda após críticas públicas a Jair Bolsonaro (PL) e passou a maior parte de seus mandatos sem fazer parte de nenhuma agremiação.
Em dezembro de 2022, com postura combativa com relação aos prefeitos Alexandre Kalil e Fuad Noman (PSD), se elegeu presidente da casa. Em votação apertada, Gabriel fez alianças de ocasião com vereadores para conseguir se eleger.
Gabriel tomou posse em janeiro de 2023 e se colocou como antagonista e crítico ferrenho de Fuad Noman. Azevedo chegou a passar por dois processos de cassação de mandato, que acabaram arquivados.
Ex-vice de Zema
Já o pessebista Paulo Brant é é engenheiro e economista e já foi secretário estadual de Cultura, no governo de Aécio Neves (PSDB).
Foi vice-governador na primeira gestão de Romeu Zema (Novo). Em 2020, deixou o Novo e, em 2022, foi candidato a vice na chapa encabeçada por Marcus Pestana (PSDB). Em 2023, se filiou ao PSB.
Neste ano, chegou a ser anunciado como pré-candidato próprio da legenda à Prefeitura de BH, mas acabou se aliando a Gabriel.
Vídeos mais assistidos do g1 MG