3 de janeiro de 2025

Conta de luz é responsável por 20% dos custos operacionais de empresas no Brasil

Empresas de pequeno e médio porte que adotam o sistema de cooperativa economizam e pagam menos na energia. O custo com energia em pequenas empresas brasileiras, segundo o Sebrae, pode representar até 20% dos custos operacionais da mesma. A depender da localização e do tipo do negócio, esse custo pode variar para mais ou menos, impactando diretamente no valor do produto ou do serviço prestado.
Além disso, como o gasto é maior do que em unidades residenciais, são nas indústrias que as fontes de energia não-renováveis, como gás natural e óleo combustível, acabam sendo utilizadas. Sendo assim, há dois problemas visíveis para as empresas: gastos aumentados e danos ao meio ambiente.
Contudo, é possível transformar essa realidade que é eterna para o empreendimento, pois a conta de luz chega todos os meses. Empresas também podem ser cooperadas de energia, pagando menos pela energia consumida sem precisar trocar ou instalar equipamentos. E o melhor de tudo é que o seu negócio pode começar a economizar imediatamente.
Investir em créditos de energia: uma escolha eficiente para economizar
Ao receber os créditos de energia, empresas passam a economizar até 20% nos valores pagos pela energia. Como esse gasto costuma pesar no orçamento do negócio, ter um desconto nele permitirá que a empresa tenha um retorno maior de lucro ou consiga reduzir o preço do produto ou serviço para o consumidor final.
Pouco a pouco, portanto, o uso de créditos de energia proporcionam uma economia que impacta na saúde financeira do seu negócio, afinal, economizar também é gerar uma nova riqueza. Da mesma maneira que a redução na conta de energia auxiliará ainda na possibilidade de novos investimentos que estavam nos planos a médio e longo prazo
A economia mensal, a longo prazo, também beneficia o meio ambiente, pois ao utilizar créditos de energia renovável da Cogecom, o empreendimento passa a contar com o resultado de fontes de energia sustentáveis.
Outro ponto positivo é não ser impactado pelas alterações nas bandeiras tarifárias, já que os cooperados Cogecom estão imunes a essas mudanças.
Residências também podem aderir à cooperativa
Não são apenas empresas que podem economizar na conta de luz. Residências com consumo mínimo de 300 kWh mês também podem fazer parte da primeira cooperativa de geração distribuída do Brasil, a Cogecom.

Divulgação – AdobeStock
Para isso, é necessário ser titular da conta e preencher o formulário no site da Cogecom. Na modalidade residencial, os descontos na conta de luz também conseguem chegar a 20%, reduzindo, portanto, os gastos fixos com energia elétrica mensais. A longo prazo, os benefícios incluem a economia de dinheiro e a sustentabilidade.

Mais Notícias