27 de dezembro de 2024

Candidata de Ilhéus é a vencedora da 30ª edição do Miss Bahia Gay

A drag queen Renatha Peters vai representar o estado no Miss Brasil Gay em novembro. Renatha Peters foi a grande vencedora do Miss Bahia Gay 2024
Genilson Coutinho
A drag queen Renatha Peters foi a grande vencedora do Miss Bahia Gay 2024, realizado neste domingo (28), no Teatro Xisto Bahia, no bairro dos Barris, em Salvador.
Renatha Peters é natural de Salvador, mas disputou a competição representando Ilhéus. De acordo com a Miss, como nem todas as cidades da Bahia conseguem realizar as seleções locais, os municípios são representados por artistas transformistas que adotam essas cidades.
“Ilhéus é a terra de Gabriela, é a terra do cacau, não poderia ficar de fora desse momento histórico que foi a realização da 30ª edição do Miss Bahia Gay de Bagagerie Spielberg”, comentou.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Renatha conquistou também a vaga para disputar o título de Miss Brasil Gay 2024, no mês de novembro, no Teatro Jorge Amado, em Salvador. Em entrevista ao g1, comentou estar vivendo a realização de um sonho de criança e que sempre admirou os concursos de beleza.
Renatha Peters recebe o emocionado abraço da mãe
Genilson Coutinho
Durante a premiação, Renatha e a mãe emocionaram a plateia com a demonstração de carinho e afeto e a felicidade compartilhada entre as duas.
“Eu venho de uma caminhada onde existiam muitos preconceitos e foram quebrados muitos desses preconceitos, tanto com a minha mãe, como com o meu pai. A minha mãe principalmente por ter um viés religioso. Isso representa muito, ela entender o lugar do artista, o que é esse transformista, o que é esse artista”, comentou.
Em Salvador, Maya Massafera curte mar do Porto da Barra: ‘Maravilhosa’, diz dona de barraca
Daniel Cady encontra baleias jubarte durante remada na Baía de Todos-os-Santos e compartilha vídeo: ‘experiência mágica’
Renatha ainda destacou a representatividade da arte transformista na sua vida. “Tudo aquilo que eu boto pra fora como artista é o que estava guardadinho ali querendo ser mostrado para o mundo na minha arte e na minha dança”.
A segunda colocada do Miss Bahia Gay 2024 foi a Miss Salvador e a terceira a Miss Vitória da Conquista. Também foram premiadas as seguintes categorias:
Misses premiadas em outras categorias no Miss Bahia Gay 2024
Genilson Coutinho
Mais lindos Vestidos da Noite
Miss Senhor do Bomfim
Miss Santo Amaro
Miss Lauro de Freitas
Miss Simpatia
Miss Lençois
Miss Fotogenia
Miss Salvador
Miss Elegância
Miss Ilhéus
30 anos de beleza e resistência
Bagagerie Spielberg ao lado de Renatha Peters, Miss Bahia Gay 2024
Genilson Coutinho
O Miss Bahia Gay é realizado, desde 1995, num projeto idealizado e organizado pela drag queen Bagagerie Spielberg.
“Antigamente, o concurso era realizado em guetos, em lugares fechados, um pouco escondidos. Hoje, após 30 anos, a gente realiza em teatros, em lugares abertos, muitas pessoas têm a curiosidade de saber o resultado, as pessoas querem acompanhar o concurso”, destaca Bagagerie Spielberg.
A inspiração para fazer o concurso veio da admiração que Bagagerie tem, desde criança, pelas baianas Marta Rocha e Marta Vasconcellos. Mara Rocha conquistou o título de Miss Brasil, em 1954, e Marta Vasconcellos os de Missa Brasil e Miss Universo, em 1968.
Bagageryer Spielberg e Martha Vasconcellos, Miss Bahia, Brasil e Universo wm 1968
Arquivo Pessoal
A drag queen lembrou que apenas dois concursos gays no Brasil tiveram a presença de uma Miss Universo. O Miss Rio de Janeiro, feito por Orlando Almeida, que levou para o concurso a Miss Universo Gaúcha, Ieda Maria Vargas, e, em Salvador, o Miss Brasil Gay Versão Bahia que, por dois anos, Marta Vasconcellos foi madrinha.
Inês Brasil se revolta após ter microfone desligado durante show na BA: ‘Respeito é bom e eu gosto’
“Marta Vasconcellos participou, em 2014, no Teatro Vila Velha, e retornou, em 2017, no Teatro Jorge Amado. É o ícone da beleza. No tempo que a cidade parava para receber a sua Miss Bahia, a sua Miss Brasil, e ela por sua vez foi a nossa Miss Universo”, relembrou.
Bagagerie espera que as próximas gerações também sigam inspiradas e organizando concursos de beleza. “É um evento tão lindo, é uma forma tão linda de arte, eu considero assim, porque é da arte que me mantenho, é da arte que me dá vida para continuar”.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Mais Notícias