27 de dezembro de 2024

Justiça arquiva ação contra filho apontado pela polícia como mandante das mortes do pai e do irmão em Ribeirão Preto, SP

Ministério Público argumentou que não há provas suficientes contra o consultor de investimentos Samir Gabriel da Silva. Pai e irmão dele foram mortos em situações parecidas em 2022. MP pede arquivamento de denúncia contra suspeito de matar pai e irmão em Ribeirão
A Justiça arquivou, a pedido do Ministério Público, o processo penal contra o consultor de investimentos Samir Gabriel da Silva em Ribeirão Preto (SP). Ele era apontado pela Polícia Civil como mandante dos homicídios do pai e do irmão. Os crimes aconteceram em 2022, em um intervalo de quatro meses.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Segundo o Ministério Público, não há provas suficientes que sustentem a acusação.
Crimes semelhantes
O aposentado Valdir Gabriel da Silva, de 73 anos, e o filho dele, o comerciante Ridlaw Gabriel da Silva, de 48, morreram em situações semelhantes.
De acordo com a Polícia Civil, as duas vítimas dirigiam por bairros da zona Leste de Ribeirão Preto quando foram abordadas por ocupantes de outros veículos de onde partiram os tiros. Os atiradores fugiram.
O consultor de investimentos e empresário Samir Gabriel da Silva é suspeito de sequestro Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Valdir morreu baleado em maio de 2022. Dois homens em uma moto emparelharam com o automóvel dele no Jardim Paulista e fizeram os disparos. Nada foi levado da vítima, o que descartou a hipótese de latrocínio – roubo seguido de morte.
Já Ridlaw foi baleado no dia 8 de setembro de 2022, enquanto estava a caminho de casa com a mulher. Eles estavam em um carro pelo Jardim Ouro Branco, próximo à Rodovia Anhanguera (SP-330). O comerciante chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu.
Testemunhas informaram que os tiros partiram de um VW Fox prata. O suspeito fugiu em direção à rodovia e não foi localizado.
Suposto mandante
A polícia apontou Samir Gabriel da Silva, filho e irmão das vítimas, mandou matar os dois motivado por uma disputa por herança.
Valdir tinha cinco filhos – Ridlaw, do primeiro casamento; Samir e um irmão, do segundo casamento; e um casal, fruto de outros relacionamentos.
Ridlaw Gabriel da Silva, de 48 anos, morreu após ser baleado dentro do carro; pai dele, Valdir Gabriel da Silva, de 73 anos, morreu quatro meses antes da mesma forma em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Em 2022, Valdir entrou em processo de separação da mãe de Samir. Meses antes do crime, a mulher denunciou o marido à polícia por violência doméstica e obteve na Justiça uma medida protetiva. Por causa disso, o aposentado saiu de casa e passou a morar com Ridlaw.
A separação teria desencadeado uma disputa por dinheiro, algo que a polícia considera que tenha motivado os crimes. Entre os bens do aposentado estão fazendas em Minas Gerais e um rancho em Rifaina (SP).
Herança e ameaças
Informações confidenciais sobre o inquérito obtidas pela EPTV, afiliada da TV Globo, apontam que, com a separação, Valdir bloqueou os bens e tornou Ridlaw seu inventariante, o que teria deixado Samir enfurecido.
Após a morte de Valdir, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a suspeita de homicídio, e os filhos da vítima foram chamados a prestar depoimento.
De acordo com a investigação, Ridlaw entregou vários áudios de conversas dele e do pai com Samir, mas em momentos diferentes. Ele também apresentou áudios enviados por Valdir, contando sobre os problemas que estava tendo em casa com a mulher e o filho.
Idoso foi morto a tiros dentro do carro no Jardim Paulista em Ribeirão Preto (SP)
José Augusto Júnior/EPTV
Nas conversas transcritas pela polícia, Valdir contou que teve um cofre violado por Samir e que R$ 6 milhões foram levados.
Em outra transcrição feita pela Polícia Civil, Samir disse ao pai que iria caçá-lo.
“O meu problema é eu e você. Eu vou te caçar no inferno, seu desgraçado, eu vou te caçar.”
Samir sempre negou participação em ambos os crimes. A Polícia Civil chegou a pedir a prisão dele, mas a Justiça negou alegando provas insuficientes.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias