A área atingida pelas chamas possuía diversas mudas nativas do Cerrado e da Mata Atlântica, além de animais que habitavam a região. Incêndio em área de preservação do ecomuseu em São José dos Campos
Arquivo Pessoal/Eliana Eberle Carvalho Sena da Silva
Um incêndio atingiu uma área de preservação do Ecomuseu de São José dos Campos, localizado no bairro Campos de São José, na zona leste da cidade, na noite desta segunda-feira (29). Mais de 800 mudas de árvores foram consumidas pelas chamas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A área atingida pelas chamas possuía diversas mudas nativas do Cerrado e da Mata Atlântica, que foram plantadas pelo Ecomuseu entre 2021 e 2023, além de animais que habitavam o local, como teius, pássaros, cobras e uma espécie em extinção de primata, o sagui-da-serra-escuro, um dos 25 primatas em maior risco de extinção.
Dentre as principais árvores plantadas no local estavam a Angico vermelho, Ipê roxo, ipê amarelo, ipê branco, sangra d’água, aroeira, aleloeiro, dedaleiro, triplaris, entre outras.
A equipe do Ecomuseu acredita que a origem do fogo ocorre após alguém ter realizado uma queima para a limpeza do terreno e retirar as folhas durante a tarde, o que acabou saindo do controle pela forte ventania e tempo seco, e se alastrou na área de proteção.
Fogo destrói 800 mudas de projeto em São José
Apesar dos danos, ninguém se feriu. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (29), um novo alerta para o risco de baixa umidade do ar, com classificação amarela na região.
No alerta amarelo, a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20% — números considerados baixos. O Inmet avisou ainda que haveria risco de incêndios florestais e à saúde.
Incêndio em área de preservação do ecomuseu em São José dos Campos
Arquivo Pessoal – Eliana Eberle Carvalho Sena da Silva / Reprodução
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina