Animal foi resgatado em Espírito Santo do Dourado. Ele havia sido transferido para clínica especializada em animais selvagens. O lobo-guará que foi resgatado em uma plantação de morango, em Espírito Santo do Dourado (MG), debilitado e com um corte na cabeça, morreu na tarde desta sexta-feira (15). O animal havia sido transferido para uma clínica veterinária em Itajubá para tratamento.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Depois de ser resgatado e levado para um hospital universitário de Pouso Alegre (MG), o animal havia sido transferido para a clínica especializada em animais selvagens.
Na manhã desta sexta, os veterinários que cuidaram do animal haviam dito que ele estava muito debilitado e machucado, com cortes na cabeça, bicheira e machucados por todo o corpo. A bióloga que participou do resgate do animal falou que o estado de saúde dele era grave.
Lobo-guará é resgatado com corte na cabeça e debilitado em plantação de morango no Sul de MG
Divulgação/Polícia Militar de Meio Ambiente
O animal, que é um macho adulto, foi encontrado na quarta-feira (13) em meio a uma plantação de morangos e foi capturado pela Polícia Militar do Meio Ambiente.
Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o logo-guará é um animal típico de cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos.
Lobo-guará é resgatado com corte na cabeça e debilitado em lavoura de morango no Sul de MG
Divulgação/Polícia Militar de Meio Ambiente
Segundo a Polícia Militar Ambiental, conforme a urbanização das cidades avança, cada vez mais tomando as áreas de mata nativa, a presença desses animais se torna mais frequente nas cidades. Apesar do porte, ele é tímido, solitário e praticamente inofensivo, preferindo manter distância de humanos.
Capturar ou ferir animais silvestres é crime. Caso você encontre um, acione a Polícia Militar do Meio Ambiente ou o Corpo de Bombeiros.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas