Chefe do Hamas foi morto nesta quarta. O grupo terrorista é uma das maiores organizações islâmicas nos territórios palestinos e é responsável pelos ataques que deixaram centenas de mortos em Israel em outubro de 2023. Mapa mostra a presença do Hamas nos Territórios Palestinos
Veronica Medeiros/g1
O chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, foi morto em Teerã, no Irã, informou o grupo terrorista palestino em um comunicado nesta quarta-feira (30).
O Hamas, autor dos ataques que deixaram centenas de mortos e feridos em Israel em 7 de outubro de 2023, é uma das maiores organizações islâmicas nos territórios palestinos.
O grupo extremista islâmico armado atua nos Territórios Palestinos (são duas áreas não contínuas: a Faixa de Gaza e a Cisjordânia)
Foi fundado em 1987, por um dissidente de um outro grupo islâmico, a Irmandade Muçulmana.
A palavra Hamas é, na verdade, uma sigla que significa Movimento de Resistência Islâmica. O grupo foi criado com base em três ideias centrais: promover a religião, praticar caridade (que é um dos preceitos do próprio Islã) e lutar contra Israel.
No fim dos anos 1980, uma parte dos palestinos se rebelou contra o controle militar que o governo de Israel exercia sobre a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.
O grupo tem um braço político e também atua com operações militares. Desde 2007, o Hamas passou a controlar a Faixa de Gaza.
A Cisjordânia, o outro território palestino, é controlado pela Autoridade Palestina. O Hamas tem presença lá, mas não tem o domínio.
Mapa mostra onde foram os ataques do Hamas em Israel
Relação com Israel
Até hoje o Hamas não reconhece o direito de Israel existir como uma nação. Com base em interpretações do Islã, o grupo defende a criação de um Estado Palestino e a saída de judeus da região.
Como se viu nos últimos dias, eles atacam os israelenses com mísseis, matam soldados e civis e fazem israelenses reféns.
Domínio da Faixa de Gaza
Em 2005, o Hamas venceu eleições legislativas em Gaza. Até então, um outro grupo, o Fatah, controlava a área.
Em 2007, os dirigentes do Fatah deixaram Gaza, e o Hamas passou a dominar a Faixa de Gaza.
Há outros grupos organizados na região. O principal deles é a Jihad Islâmica, que em muitas ocasiões faz alianças com o Hamas.